OUPA! Cultura em Expansão – Capicua trabalha com a comunidade do Bairro do Cerco

“OUPA!” é o projeto de residência artística de quatro meses com jovens do bairro do Cerco, desenvolvido no âmbito do programa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto “Cultura em Expansão”, liderado por Capicua, pela psicóloga Gisela Borges, o músico André Tentúgal e o videasta Vasco Mendes. “OUPA!” é um processo de empoderamento que pretende estimular o espírito DIY e reforçar a identidade cultural e a autoestima dos jovens da zona Oriental do Porto através da palavra e da música, permitindo a diluição de barreiras culturais e vivenciais entre o bairro e a cidade, dando visibilidade ao território e potenciando o sentimento de pertença dos participantes.

As diversas oficinas de rap, vídeo e performance a decorrer neste momento no Cerco resultarão num espetáculo, a apresentar a 5 de julho no Teatro Municipal Rivoli, e também num documentário que estreia simultaneamente e que pretende revelar todo o “caminho” do Cerco até ao grande palco.

A extensa programação da edição deste ano do “Cultura em Expansão” decorre nos seguintes bairros e zonas da cidade: Aldoar, Bonfim, Bouça, Cerco, Ilha da Bela Vista, Pasteleira e São Vitor. Até dezembro acontecerão mais de 40 sessões nas áreas do teatro, dança, literatura, cinema, música e performance.

O projeto Cultura em Expansão tem como parceiro a Fundação Manuel António da Mota (Mota-Engil).

 

OUPA!

Projeto: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto
Coordenação: Gisela Borges
Formadores:
Música – Capicua, D-one e Tiago Espírito Santo
Vídeo – André Tentúgal, Vasco Mendes e Pedro Cruz

Marketing Digital e Produção do Espetáculo: Capicua, André Tentúgal e Pedro Nascimento

Agradecimentos: Carla Carvalho, Joana Falcão, Associação de Solidariedade Social de Ramalde, JF Campanhã, Cerporto, CERCAR-TE, Lagarteiro e o Mundo, Escola Secundária do Cerco.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This