rdb_tercanatal_header

Terça, Depois do Natal

Drama Romeno.

Chegou esta semana às salas de cinema nacionais “Terça, Depois do Natal”, um drama romeno de 2009.

A realização está a cargo de Radu Muntean, proveniente da chamada nova vaga romena, tal como Cristi Puiu ou Corneliu Porumboiu, um grupo de cineastas romenos que se tem dado a conhecer ao mundo nos últimos anos.

O argumento parte de uma situação comum, passada numa família banal da classe média: um homem, casado há anos, aparentemente feliz e com uma filha que, no entanto, mantém um caso há vários meses com a dentista da sua filha.

O problema nesta situação é a incapacidade de continuar a manter a duplicidade, cuja tensão culmina após um encontro do trio no consultório da dentista. Perante isto, Paulo, interpretado por Mimi Branescu, propõe-se a tomar uma decisão na semana anterior ao Natal. A sua escolha influencia a continuidade da acção, até ao Natal, em que termina o filme uma situação que deixa a desejar por um final mais consistente – fica a faltar um esclarecimento, tudo se esfuma numa canção de Natal.

De facto, toda a acção se desenrola na semana anterior ao Natal, mas parece-nos muito mais do que isso, parece que passam semanas, meses, e a acção é demorada. Tudo é demorado: as cenas, os planos e até mesmo os diálogos, o que permite por um lado roçar o aborrecimento permite também por outro lado enfatizar mais o trabalho dos actores.

“Terça, Depois do Natal” esteve ainda presente na secção Un Certain Regard, no festival de Cannes, em 2010, onde também esteve o filme “Aurora”, de Cristi Puiu.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This