Trespass Trio + Joe McPhee @ Culturgest | 23 de Maio de 2012
Pouca liberdade para um músico livre
O pequeno auditório da Culturgest esgotou para receber a actuação dos Trespass Trio + Joe McPhee, inserida no ciclo “Isto é Jazz”, organizado por Pedro Costa [Trem Azul / Clean Feed].
O trio, liderado por Martin Künchen no saxofone e acompanhado por Per Zanussi no contrabaixo e Raymond Strid na bateria, teve como convidado especial o gigante do free, o multi-instrumentista Joe McPhee. Foi o primeiro de quatro concertos em Portugal.
Estavam reunidos todos os ingredientes para mais uma noite inesquecível, uma vez que a formação esperada era de nível mundial. Todos os temas tocados, incluindo um encore, foram bem executados, com aquela marca a que os Trespass Trio já nos habituaram, em que hardbop e free jazz se misturam. No entanto, houve uma clara falta de entrosamento entre o trio e Joe McPhee. Sempre que este último tentou “sair”, ou fazer algo de diferente, o trio fechou-se. Isto notou-se e limitou o espectáculo mas, sobretudo, limitou Joe McPhee, que é um músico que gosta de tocar de forma livre. Houve pouca liberdade para um músico livre!
A formação actuou nos três dias seguintes nos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, onde gravaram para posterior edição discográfica [Clean Feed/JACC Series].
McPhee regressou assim a Lisboa e a Coimbra, onde já em 2009 havia actuado com o Chicago Tentet de Peter Brötzmann.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados