rdb_tron2010_header

Tron Pop-Up Shop

Um conceito em mutação mas que alcança sempre o seu objectivo: gerar a maxima atenção e promover o consumo lúdico. Os responsáveis da Disney dizem que já está a ser um grande sucesso. Esta loja de moda, temática e temporária, pode acrescentar algo à experiência Tron.

Agora que o revivalismo dos anos 80 parecia estar muito esgotado, não há como a vontade e as novas forças da Disney para o reformular e aproximar-se dos consumidores numa forma absolutamente de cortar a respiração. A primeira sequela de “Tron” – clássico de ficção científica de 1982 – aparece mesmo no ínicio do próximo ano nas salas portuguesas, com realização de Joseph Kosinski, um estreante. Com um budget astronómico em causa, nada poderia ser deixado ao acaso acerca the “Tron: The Legacy”. É mais fácil verificarmos isto pela banda sonora original dos Daft Punk com o tecno alucinante de “Derezzed” – uma palavra a descobrir no contexto Tron – ou a comunicação que também é feita através dos jogos para todas as consolas.

Mas a febre Tron que se anuncia chegou também ao conceito de pop-up shop, uma loja temporária com muitos artigos de edição limitada, que aparece num sítio mais ou menos inusitado. Já tinhamos tido os exemplos da Gucci em Convent Garden, Londres, na passada primavera, onde se contou com ténis desenhados, por exemplo, por Mark Ronson. E até por cá Alexandra Moura integrou o mesmo conceito no Príncipe Real, com a loja Nómada, entre Julho e Agosto. Se recuarmos um pouco mais no tempo, podemos lembrar-nos do surgimento das guerilla stores de Comme des Garçons, num registo muito diferente que teria objectivos bastante mais distintos. Esta ideia de retalho tem sido modificada muito rápidamente e agora foi importada pela Disney, que acabou de abrir, no passsado dia 18 de Novembro, uma loja deste tipo em Culver City, Los Angeles, Califórnia. ‘É a primeira vez que a Disney Consumer Products cria uma pop-up shop. Achámos que esta tendência se associava bem à audiência e aos fans de Tron’ disse-nos a vice-presidente do departamento global de moda da Disney, Stephanie Kraus.

Nesta loja, situada no espaço Royal/T, podemos encontrar muito mais do que merchandising em forma de roupa. A Disney quis cobrir todos os segmentos, e embarcou em colaborações com diversas marcas. “Tivemos muita sorte em conseguir trabalhar com marcas como a Adidas, Hurley, Burton e Oakley para a zona de roupa utilitária e desportiva. TomTom e Hayden-Harnett para o segmento médio de acessórios e jóias. A linha de prêt-a-porter inclui a Opening Ceremony”, como nos diz Kraus, destacando ainda os sapatos com espírito couture criados por Jerome C. Rousseau, que terá interpretado o estilo da heroína do filme, Quorra, interpretada pela nova actriz sensação Olivia Wilde. “O filme obrigou-nos a uma nova abordagem, para termos coisas mais direccionadas para um público com mais consciência de moda” acrescenta a responsável pelos produtos da Disney.

Ficou ainda a referência na inspiração total no estilo Tron para a colecção masculina da Versace, para este inverno 2011. Este estilo pode ser caracterizado por cortes que se adaptam ao corpo, decorados com efeitos de osmose entre os desenhos de anatomia e as antigas ilustrações da musculatura superficial humana para criar a ilusão de uma roupa completamente funcional. Tudo em materiais normais – como pele ou alguns tecidos acrílicos – mas transformados para nos fazer parecer que estamos num universo de moda completamente néon. Um néon como os característicos dos anos 80, nos letreiros nas palas das lojas. A acender e a apagar, como se fosse uma pop-up shop.

Tron Pop-Up Shop na loja Royal/T até 23 de Dezembro 2010
8910 Washington Blvd Culver City, CA 90232 USA Tel. 001310 559 6300



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This