“Animais Nocturnos” de volta a Coimbra

A Escola da Noite volta a apresentar no Teatro da Cerca de São Bernardo, este fim-de-semana, o espectáculo “Animais Nocturnos”, de Juan Mayorga. As sessões têm lugar na sexta-feira e no sábado à noite e estão integradas nas comemorações do vigésimo aniversário da companhia.

O espectáculo parte da chantagem exercida sobre um imigrante sem-papéis numa cidade dos nossos dias. Quatro personagens, nomeadas apenas pela sua estatura física, dão corpo a uma inusitada e aparentemente irracional situação de escravatura, marcada pelo medo e por uma violência latente. O Homem Baixo, vizinho de cima do Homem Alto, descobre que este vive em situação ilegal e aproveita-se disso para exercer sobre ele a sua autoridade, alterando radicalmente as suas vidas.

À volta do seu tema central – a discriminação de que são alvo os estrangeiros e o papel legitimador da lei nessa discriminação – o texto de Mayorga percorre outros temas que marcam as sociedades europeias contemporâneas, como a solidão e a dificuldade de comunicação e de partilha de afectos.

Tal como na generalidade das suas obras, o autor espanhol evita as respostas fáceis e qualquer tipo de moralismo – uma estratégia para “forçar” o espectador a confrontar-se com as suas próprias “verdades” e contradições.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This