“Never Mind The Bollocks – Here`s The Sex Pistols”

“Never Mind The Bollocks – Here`s The Sex Pistols”

O poder está na rua

Quando grande parte da Europa ameaça entrar em combustão espontânea, numa ideia de revolução social que eclodiu na Grécia, rebentou no País de nuestros hermanos e que por cá evolui sem ter chegado (ainda) a vias de facto, nada melhor do que recuperar um disco que é, todo ele, um momento de insubordinação. Trinta e cinco (35) anos depois, “Never Mind The Bollocks – Here`s The Sex Pistols” vê de novo a luz da reedição.

Único disco oficial da banda enquanto Johnny Rotten esteve ao microfone, “Never Mind The Bollocks – Here`s The Sex Pistols” revelou-se um influente disco na história da música rock, já que serviu para espicaçar todo um universo de bandas e artistas com o punk a correr-lhes nas veias.

A controvérsia estalou logo após o lançamento em 1977. Para além da acusação de o nome do disco ser obsceno – acusação refutada a contragosto por um tribunal que disse que a palavra “bollocks” remetia para um termo antigo da língua e que, naquele caso e apesar da evidente exploração comercial, se podia ler como “disparates” -, ou da capa escolhida para o single «God Save The Queen» mostrar a rainha de olhos e boca tapada (desenhada por Jamie Reid), as letras de temas como «God Save The Queen» ou «Anarchy in the UK» foram vistas como ataques sérios e depravados à monarquia, à sociedade civil inglesa, às suas instituições e à ordem social. O disco foi um sucesso a nível comercial e permanece, ainda hoje, como um dos mais acutilantes discos de cariz político e social.

Para além da edição simples, que inclui a dúzia de temas original, há também disponível um duplo CD, um duplo vinil e uma caixa limitada onde, pela primeira vez, se pode encontrar o tema «Belsen Was a Gas», cantado por John Lydon.

O segundo CD das edições especiais apresenta uma selecção de temas ao vivo, gravados entre Estocolmo e Penzance. A Anarquia está de volta.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This