HEADER_17012012

“3 Actores à Procura de um Papel”

Um jogo teatral.

A sala das Novas Tendências na Comuna – Teatro de Pesquisa acolhe por estes dias um casting muito especial. Não é um casting para aspirantes a actores ou actores profissionais, para um espectáculo de teatro ou para um concurso de televisão, é um casting para um espectáculo de teatro que se desenrola sob a forma de um jogo.

Em palco encontram-se três actores (João Cabral, Oceana Basílio e Ângelo Torres) que encarnam três personagens, também elas actores. Chegam para um casting público com a esperança de conseguir finalmente um papel.

As regras do jogo são simples; à escolha têm envelopes com informação sobre as personagens que devem encarnar e desenvolver nas cenas conjuntas de casting. Nenhum deles conhece a personagem que os outros vão interpretar (essa informação não pode ser partilhada) e têm de improvisar em conjunto. O objectivo é conseguir obter o número suficiente de votos por parte do público para entrar no espectáculo “3 actores à procura de um papel”, que apenas um deles irá conseguir.

Ao longo dos cinco pequenos contos entramos, não só no mundo das personagens representadas, mas também no mundo dos actores que lhes dão vida. Entre cada conto assistimos à interacção entre os três, a forma como encaram o desemprego prolongado, os preconceitos e os obstáculos a que se dispõem quando entram numa sala e prestam provas, a forma como as personagens permanecem dentro deles mesmo depois do fim de uma cena e também o que deles deixam na sua interpretação, a entrega a um desconhecido a que dão vida.

Haverá algum vencedor?

O espectáculo encenado por Joaquim Paulo Nogueira e Jorge António estará em cena na sala lisboeta entre 19 e 29 de Janeiro, de Quinta a Domingo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This