joaosemmedo-header1

As Aventuras de João Sem Medo @ D. Maria II

Um livro a ler, um espectáculo a ver.

Escrito em 1933 por José Gomes Ferreira, “As Aventuras de João Sem Medo” relatam os acontecimentos vividos por um rapaz destemido quando este decide sair da terra em que sempre viveu, Chora-Que-Logo-Bebes, um lugar onde as lágrimas e as lamúrias faziam parte do dia-a-dia de qualquer habitante.

E é este João Sem Medo, o de José Gomes Ferreira, atrevido, refilão, que tenta sempre esconder o medo que sente e mostrar-se feliz, que procura algo mais para além da monotonia da sua vida, que a Comuna – Teatro de Pesquisa leva novamente a palco, desta vez no Teatro Nacional D. Maria II. O espectáculo encenado por João Mota apresenta-nos um pequeno palco no próprio palco onde a personagem principal desta história, representada por todos os actores de forma alternada, viaja por diversos mundos imaginários e conhece os seus habitantes.

Os actores (Alexandre Lopes, Hugo Franco, Marco Paiva, Mia Farr, Miguel Sermão, Tânia Alves) têm uma envolvência diferente no espectáculo, uma vez que permanecem em palco mesmo quando não estão a representar, o que dá a hipótese a um público mais jovem de assistir à preparação das cenas seguintes e de perceber a importância que cada um destes actores tem, uma vez que uma parte dos sons, da música e vozes que acompanham a acção central é feita também por eles.

De realçar a “presença” de José Gomes Ferreira, que a dado momento, tal como no texto, aparece a salvar o herói de um terrível destino, como caranguejo medroso, depois do encontro com um gigante, um novo obstáculo na viagem de João Sem Medo.

Um espectáculo para assistir até ao dia 21 de Abril.

Info:
4ª. a 6ª.  11h Sáb. 16h
11, 23-25, 29 | fev
1-3, 17, 21-24, 31 | mar
7, 14, 21 | abr

Dia 10 de Fevereiro às 21 horas.
Ficha Técnica:

de José Gomes Ferreira
versão cénica, dramaturgia e encenação João Mota
figurinos Renato Godinho
desenho de luz João Mota, Nuno Samora
direção musical Hugo Franco
interpretação Alexandre Lopes, Hugo Franco, Marco Paiva, Mia Farr, Miguel Sermão, Tânia Alves
coprodução Comuna – Teatro de Pesquisa, Teatro da Trindade – Fundação Inatel

Fotografias de Isa Silva. Galeria fotográfica aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This