rdb_aventurasmovimento_header

Aventuras em Movimento

Criatividade, digital e visual, até bater mal.

Aventuras em Movimento é uma organização dedicada à criatividade e inovação de carácter visual. Nasceu, há cerca de um ano, em Vila do Conde, através do impulso de Miguel Guedes com base na onedotzero, agência internacional baseada em Londres “onde trabalhei há 10 anos atrás e da qual actualmente somos parceiros”, diz o pioneiro do projecto. Portanto, para perceber o que é a Aventuras em Movimento há que primeiro conhecer a onedotzero. A onedotzero promove a criatividade nos formatos visuais e musicais, analógicos e digitais, e tem mais de 15 anos de experiência em moving image e motion graphics. Trabalha com artistas do mundo numa base experimental, através de candidaturas que acontecem num período anual, e lançam-nos tal como aconteceu com os reconhecidos Spike Jonze e Michael Cunningham. Neste momento, a onedotzero e Aventuras em Movimento andam de “mãos dadas”, partilham e trocam projecções para mostrar aqui em Portugal.

Dentro da onedotzero

A onedotzero foi crescendo ao longo destes anos, mas o pico registou-se com um festival dedicado às artes visuais (e que continua a destacar-se) cujo nome é Adventures in Motion, e também graças a eventos interactivos e a um plano industrial, que tem o nome de onedotzero industries. Este último segmento tem a particularidade de realizar o intercâmbio de artistas e ideias entre agência, faculdades e indústrias, como por exemplo com a indústria musical quando se vêem projecções em palco.

“O desenvolvimento da agência deve-se sobretudo à interactividade, e graças a ela oferece experiências novas e vivências inesquecíveis”, garante Miguel Guedes. A onedotzero conta com 43 artistas visuais portugueses.

Aventuras em Movimento

Aventuras em Movimento representa a onedotzero na Península Ibérica e tem este nome adoptado à realidade portuguesa porque sempre pareceu o mais indicado, porque este projecto é uma aventura, e porque os seus membros são aventureiros: gostam de viajar, de vivências novas, ideias visuais, urbanas e de tudo o que está em movimento. À medida que vão crescendo vão percebendo e apurando a sua vocação. Miguel Guedes e o seu grupo recentemente instalaram-se num escritório em Vila do Conde, que o criador da agência julga ser o local perfeito para a base de um projecto, não só devido à existência de vários projectos na cidade, mas também devido à sua gente e à estrutura da cidade, altamente convidativa à visita: perto do Porto, perto de universidades e muito agradável.

Estão associados à agência INOVA, uma incubadora de start-ups e estes últimos dois meses foram decisivos para a construção do caminho que vão seguir.

Objectivos

A Aventuras em Movimento pretende definir parcerias com os pólos universitários e trazer os recém-licenciados e novos profissionais para o mercado, estabelecendo parcerias com marcas e clientes. Vão criar em breve uma galeria digital com base na criatividade. No fundo, Miguel Guedes avança que “a ideia é eliminar a falta de cepticismo dos estudantes levá-los a acreditar que é possível lançar projectos fora do circuito universitário”.

Música

Há também a componente musical que acompanha sempre a arte visual. Os membros da Aventura em Movimento são amantes da música e “não nos esquecemos de convidar os amigos coleccionadores de música para mostrar o que têm de novo. Interessamo-nos por colectivos de DJs, a maioria deles sediados na Alemanha e em Tóquio e aproveitamos, quando andam aqui por perto, para chamá-los a tocar por cá”, sustenta o criador do projecto.

Aventuras em Movimento está em movimento, tem três edições, ideias claras, experiências, histórias novas e até ao final do ano terá mais edições com aventuras visuais que ninguém vai querer perder.

Fotografia de João Pedro Rocha



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This