carmen_header

Carmen Souza com Theo Pas’cal | “London Acoustic Set”

Uma beleza extremamente comunicativa

A cantora lisboeta Carmen Souza (nascida em 1981), filha de cabo-verdianos e sediada em Londres, esteve em Portugal a apresentar o seu novo disco “London Acoustic Set” ao vivo, num dueto com Theo Pas’cal.

A sua música é influenciada principalmente por estilos afro-latinos e jazz, criando um som fora do comum com grande espaço para a experimentação vocal. Uma experiência muito fácil de apreciar.

Após três álbuns – “Ess ê nha Cabo Verde” (2005), “Verdade” (2008) e “Protegid” (2010) – que foram gravados em vários pontos do planeta e depois apresentados pelo mundo fora, “London Acoustic Set” marca o regresso de Carmen e Theo numa demonstração de como a sua proposta musical é de uma beleza extremamente comunicativa. Foi gravado quase na íntegra no londrino Green Note (dois temas provêm de um concerto no Liverpool Philharmonic Hall).

Este é um trabalho diferente dos álbuns anteriores, só com a voz e o baixo, onde o carácter quase expressionista da voz se torna mais evidente. A sua voz, que pode ser suave, melódica e quente, não é usada apenas para fazer melodias, mas sim como um instrumento. No baixo a acompanhá-la nesta aventura musical, Theo Pas’cal, há dez anos que está sempre presente no trabalho de Carmen.

Como referências costumam-se apontar os nomes de Nina Simone, Ella Fitzgerald, Maria João, Billie Holiday, Joe Zawinul, Édith Piaf, Return to Forever, Horace Silver ou Cesária Évora. Este CD é um sinal de humildade e generosidade, uma vez que 50% do valor das suas vendas destina-se ao apoio de importantes iniciativas de intervenção e transformação social.

Carmen Souza foi realçada pela BBC3, a rádio pública britânica, recebeu críticas generosas por toda a Europa e fez digressões por todos os países do mundo civilizado. Em 2010 foi uma das pré-nomeadas para os Grammy Awards.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This