Santarém volta a receber a Festa do Cinema Francês

A Embaixada de França, O Institut Français du Portugal, a Alliance Française inauguram hoje dia 21 de Outubro, às 21:30h, no Teatro Sá da Bandeira (Rua João Afonso nº 7) a 15ª edição da Festa do Cinema Francês. A cidade de Santarém recebe novamente este evento que arranca com a exibição de Attila Marcel. Durante três dias, seis filmes franceses que ainda não chegaram às salas de cinema de Portugal estarão em exibição no Teatro Sá da Bandeira. Sur le chemin de l’ecole de Pascal Plisson, Hope de Boris Lojkine, Les vacances du Petit Nicolas de Laurent Tirard e os filmes de animação Le Père Frimas de Youri Tcherenkov e L’Oeil du Loup de Hoël Caouissin.

Attila Marcel, o filme de arranque é sobre um estranho trintão chamado Paul que vive no seu apartamento parisiense com as tias, duas idosas aristocratas que o educaram desde bebé e que sonham vê-lo transformar-se num exímio pianista. A sua vida resume-se a uma rotina quotidiana, entre o piano da sala e a aula de dança das suas tias onde trabalha como acompanhante. Isolado do resto do mundo, os anos passaram por Paul sem que nunca tenha realmente vivido… Até ao dia em que encontra a senhora Proust, a sua vizinha do 4° andar, uma mulher excêntrica. Com ela, Paul vai finalmente viver a sua vida.

A Festa segue para outras cidades portuguesas: Faro, Santarém, Braga, Guimarães, Beja, Leiria, Caldas da Rainha, São Pedro do Sul, Viana do Castelo, Almada, Setúbal, Aveiro e Funchal. Pela primeira vez vai também visitar várias aldeias do nordeste do país, levando um ecrã insuflável e o filme Les vacances du petit Nicolas a lugares sem cinema, através da iniciativa Festa na Aldeia.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This