COOL JAZZ 2023
Cascais está prestes a receber a 18.ª edição do Cool Jazz. O Hipódromo Manuel Possolo, o Parque Marechal Carmona e os Jardins Casa de Histórias Paula Rego por serem lugares interligados de referência cultural, que envolvem os visitantes na natureza e no património histórico funcionam como cenário ideal e voltam, por isso, a serem os palcos deste festival a cargo da produtora Live Experiences.
Lionel Richie – 8 de Julho
Começamos com o épico Lionel Richie, consecutivamente adiado pela covid-19 em 2020, 2021 e 2022, que finalmente atua este ano no palco do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, no dia 8 de julho com Filipe Karlsson a atuar na primeira parte. Apesar de ter marcado os anos 80, as canções de Lionel Richie continuam a chegar-nos seja através das rádios nostálgicas ou através de reels do instagram e do tiktok. Ou ainda, através do American Idol, sendo ele jurado das últimas edições ao lado de Katy Perry e Luke Bryan. Não será “All Night Long”, mas espera-se que sejam umas horas de concerto animadas com grandes êxitos.
Kings of Convenience – 19 de Julho
No seguimento dos artistas em destaque neste festival seguem-se os Kings of Convenience, duo norueguês de folk-pop- indie. Composto por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe, o grupo musical é conhecido pelas melodias com influência da bossa nova brasileira. O videoclip do tema “I’d Rather Dance With You”, segundo single do álbum Riot On An Empty Street lançado em 2004, ficou em primeiro lugar na MTV como melhor vídeo de música europeu desse ano. Em 2009 lançaram o Declaration of Dependence com canções como “Mr. Cold” e “Boat Behind” e em 2021 regressam com Love or Peace com os temas mais recentes, como “Rocky Trail”, para nos brindarem com a simplicidade e delicadeza das suas melodias.
Snarky Puppy – 20 de Julho
Logo no dia a seguir é a vez dos Snarky Puppy pisarem o palco do Hipódromo Manuel Possolo. Surgiram em 2004 e foram crescendo como um coletivo musical, atualmente com vinte e cinco membros que se vão alternando devido às suas agendas ocupadas. Foram ficando conhecidos através da alegria que transmitem quando atuam juntos, mostrando o gosto que têm em continuar a evoluir criativamente. Os Snarky Puppy combinam uma variedade de expressões musicais variadas desde o jazz, passando pelo rock, o world music e o funk, tendo já arrecadado cinco Grammys. Atuam em Cascais no dia 20 de Julho para conquistar o apreço do público português.
Van Morrison – 22 de Julho
O Cool Jazz é dos poucos festivais que nos traz estes senhores da música e é sempre um grande privilégio poder assisti-los. São sempre relembrados com muito carinho e o público português tem nos genes a fórmula para saber acolher calorosamente os êxitos de outrora. Van Morrison é o senhor do cartaz desta edição que, no sábado 22 de julho, nos trará um repertório que vai desde os anos 60 até aos dias de hoje, mantendo o entusiasmo pela criação musical que continua a partilhar pelos palcos deste mundo.
Ben Harper & The Innocent Criminals– 26 de Julho
O californiano Ben Harper volta a Portugal no dia 26 de Julho com a sua voz de verão e com músicas, que são parte de uma carreira com mais de 20 anos. O seu percurso musical revela as suas referências musicais que variam entre o blues, o folk, o soul, o R&B e ainda o reggae; Conta também com várias colaborações entre as quais Vanessa da Mata com a célebre “Boa Sorte”, Pearl Jam, Ringo Starr, Relentless7 e The Innocent Criminals. Estes últimos, com quem se irá apresentar, fizeram parte dos álbuns de estúdio Burn to Shine e Diamonds On The Inside, de onde surgiram músicas que muito passaram nas rádios portuguesas como “Steal My Kisses”. Apesar de não ser a primeira vez que vem a Portugal será a sua estreia em festivais nacionais.
Tiago Bettencourt – 27 de Julho
O artista português Tiago Bettencourt junta-se ao cartaz deste festival no ano em que celebra o seu vigésimo aniversário de carreira. Autor de várias composições de referência no panorama da música portuguesa, e sempre em português, dá-se a conhecer em 2003 como vocalista dos Toranja, responsáveis por temas inesquecíveis como “Carta”. Mais tarde decidiu embarcar na aventura de se lançar a solo continuando a dedicar-se à composição em português e com projetos que homenageiam este idioma.
Norah Jones – 29 de Julho
Esta edição termina a 29 de Julho com a cantora e autora de “Sunrise” e “Come away with me”, temas que certamente não faltarão na setlist de Norah Jones. Dotada de uma voz aconchegante é uma das artistas femininas mais conhecidas no panorama do jazz, sendo isto comprovado pela sua coleção de grammys e pelos mais de 50 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.
Aos domingos à tarde o Cool Jazz tem as agradáveis sessões do Cascais Lazy Sunday com entrada livre a partir das 19h nos Jardins Casa da Histórias Paula Rego. Com especial destaque para as mulheres as sessões decorrem nos dias 9, 16 e 23 e contam com Filipa Galrão DJ Set, Sara Ribeiro DJ Set e Mariana Norton DJ set respetivamente.
Para aqueles que gostam de chegar mais cedo e desfrutar do espaço do recinto, o festival disponibiliza o espaço Cool Pick&Go com várias opções de street food e onde pode tomar um copo enquanto descontrai ao som do melhor do jazz português nas Cascais Jazz Sessions, no pitoresco ambiente do Parque Marechal Carmona.
As portas abrem às 19h, proporcionando a oportunidade de estar mais tranquilo e disfrutar do espaço e da música ao longo dos 3 concertos programados por noite.
Para mais informações consulta o site oficial do festival mais cool do verão.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados