depele&urso_inside

dePELE&URSO

Síntese de uma nova espécie

Desde o despontar de Fevereiro que uma nova espécie de urso fez de Lisboa o seu habitat natural. A sua chegada causou estranheza e despertou curiosidade – mas não são esses os ingredientes favoritos de quem sente a arte? Na Red Bull House of Art, Ricardo Barbeito encontrou espaço para personificar um urso das cavernas geneticamente modificado e, ao mesmo tempo, estudar cientificamente essa nova casta. E disso fazer arte.

Sob o olho atento do curador Alexandre Melo desenrolou-se o work in progress do projecto: uma série de instalações que construíram um discurso paralelo ao urso e à cidade. Assim, ao longo das semanas da residência artística, várias derivações da palavra urso originaram uma narrativa que pôde ser acompanhada nas “Open Houses”, todas as sextas-feiras.

E de cada vez que a casa esteve aberta, foi-se completando o puzzle da residência: houve doação de material genético (cabelo) pela parte dos visitantes, para ser visto ao microscópio e dar pistas do híbrido que há entre homens e animais. Pôde ouvir-se o som da caverna e da respiração do urso que lá hibernava. Viu-se ursos a brigar em contraluz, uma referência aberta ao tocante documentário “Grizzly Man” de Werner Herzog. Deu-se a “muda de pêlo” sazonal, da qual resultaram quatro bolas de pêlo de Barbeito. Ergueu-se uma cortina de talho e um painel LED alusivo ao amor do activista Timothy Treadwell pelos ursos pardos. Expôs-se uma gaiola para fazer pensar o cativeiro dos animais enquanto prisão perpétua. Até se fez pornografia, uma celebração de Lisboa com direito a um mapa muito particular da cidade. Tudo isto enquanto o urso a explorava.

Ricardo Barbeito

A síntese do caminho percorrido por Barbeito na Red Bull House of Art vai estar à vista de todos na inauguração da mostra dePELE&URSO, a partir de 4 de Abril. É na exposição que se abre o jogo, e será lá que todas as experiências se conjugam numa só, maior que qualquer urso e qualquer cidade. E no fundo, cada um de nós faz parte da obra: conviver com um urso pardo em plena Lisboa pode ser arte só por si.

Residência Artística: 1 de Fevereiro a 3 de Abril 2012

Inauguração: 4 de ABRIL, das 19h30 às 23h (acesso livre)

Exposição: 5 de Abril a 5 de Maio, terça a sábado, 14h as 19h

Segue o Diário dePELE&URSO de Ricardo Barbeito na Red Bull House Of Art no Facebook.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This