InShadow Festival 2015

FESTIVAL INSHADOW 2015

Dança e Cinema cruzam-se no Teatro São Luiz

A secção competitiva dedicada à exibição de vídeo-dança decorrerá entre 2 e 5 de Dezembro no Teatro São Luiz. Todas as sessões são às 22h excepto a de Sábado que é às 18h.

Foram 350 candidaturas apresentadas na edição deste ano, a selecção de vídeos em competição é um dos núcleos programáticos do Festival.

InShadow apresenta 48 filmes de 21 países do Mundo. O universo destas obras toca em temas tão centrais como os refugiados, a guerra, o ambiente, o mundo e em detalhe a sombra da morte com a conjugação das gerações vindouras e a projecção do amor.

O prémio para o Melhor Filme é patrocinado pela Schweppes Portugal.

A Abertura Oficial a 2 de Dezembro arranca pelas 21h com a performance Urban Distortions, de Pierre Larauza & Emmanuelle Vincent | t.r.a.n.s.i.t.s.c.a.p.e (FR/BE) com participações de artistas portugueses, seguida da 1ª sessão internacional de competição de vídeo-dança (22h) e de um cocktail (23h). A entrada é livre.

A secção das performances recebe criadores consagrados como Pierre Larauza e Emmanuelle Vincent, (2 Dez) a coreógrafa Rafaële Giovanola | Cocoon Dance, pela primeira vez em Lisboa com a peça Revisiting Wonderland (3 Dez) e a nível nacional a dupla |acsc| António Cabrita e São Castro com Play False (5 Dez), vencedores do Prémio Autores 2015, e artistas emergentes, como os suecos Erika Janunger e Oskar Frisk, com a ante-estreia mundial da performance Sensing Currents a 4 de Dezembro.

A sessão especial (5 Dez.22h) apresenta em estreia mundial o vídeo-dança FO[u]R VOID, uma co-produção Vo’Arte / Companhia Nacional de Bailado, seguida pela sessão de premiados 2015 cujo prémio para Melhor Filme é patrocinado pela Schweppes Portugal.

As instalações, cinco no total, destacam-se pela sua capacidade de aproximar os mundos do corpo com os da imagem, som e música, envolvendo o espectador dentro de uma dimensão activa. De 2 a 5 de Dezembro entre as 20h e 23h30 estarão em exibição no Teatro São Luiz. Grotesques, Ellen Wetmore, unnamed soundsculpture, onformative, Here But Not Here At All At The Same Time, Daz Disley & Fenia Kotsopoulou, 0rb1t X Moisés Moricoli e Gloria Rós e Box | acsc | António Cabrita e São Castro. A entrada é livre.

Os workshops, propostas inovadoras em dança contemporânea, são dirigidos por artistas do Festival InShadow, Pierre Larauza (3Dez.10h) e Erika Janunger (4Dez.10h). Inscrições abertas.

A Festa de Encerramento do Festival InShadow é assegurada pelo som ecléctico e multissensorial de Sounds Like Curry, composto por Dj’s, Vj’s e bailarinas, a 5Dez às 00h com entrada livre.

Por fim, também o público infanto-juvenil tem o seu espaço lúdico-pedagógico no Festival. O LittleShadow decorre no SLTM com o espectáculo Babaol, da Cia EnÁmbar Danza a 3 e 4 de Dezembro, às 10h30 e 14h30. A 6 de Dezembro InShadow desafia todas as famílias para um Laboratório de Actividades Criativas e exibição de filmes de Animação às15h30.

As sessões de competição, instalações, exposições, masterclasses e festas são de entrada gratuita. Para mais informações sobre os espectáculos e outra programação consulte o site da Vo’Arte.

InShadow apresenta uma programação contemporânea transdisciplinar diversificada, centrada na articulação entre a dança e o cinema, composta por vídeo-dança, documentários, espectáculos, exposições, instalações, workshops, masterclasses e pelo projecto educativo LittleShadow.

Posicionando-se como um dos festivais mais inovadores de criação contemporânea transdisciplinar, o InShadow decorre em vários espaços na cidade de Lisboa, nomeadamente no São Luiz Teatro Municipal, Teatro do Bairro, Fundação Portuguesa das Comunicações, Plataforma Revólver, Espaço Santa Catarina, Eka [Palace], Galeria das Salgadeiras, Centro Nacional de Cultura, entre outros.

 

Evento: Vídeo-Dança, Espectáculos, Instalações, Workshops e Laboratório de Actividades Criativas no Festival InShadow
Local: São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
Dia: De 2 a 6 de Dezembro (De Quarta a Domingo)
Hora: 20h às 23h30



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This