Festival Play 2015

Festival PLAY 2015

9 dias +100 filmes +65 sessões +20 PaÍses. Segunda edição do Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa.

Depois de uma 1ª edição, em 2014, com mais de 6000 espectadores, o PLAY regressa ao cinema São Jorge e à Cinemateca Júnior, numa 2ª edição melhorada pela experiência do ano anterior. Nesta 2ª edição, selecionamos filmes de todo o mundo, nos formatos de curta e longa-metragem, para que os mais novos tenham acesso ao cinema que se faz hoje e exibido um pouco por todos os Festivais de Cinema Infantil.

São nove dias, repletos de filmes inteiramente dedicados aos mais novos, até aos 13 anos de idade, entre 31 de janeiro e 8 de fevereiro de 2015.

Mantendo a co-produção com o Cinema São Jorge/EGEAC e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, este ano, o PLAY tem como patrocinador principal a Missão UP – o projecto educativo da Galp Energia, que certamente fortalecerá o espaço ecológico do Festival.

Numa lógica de continuidade, privilegiamos a produção cinematográfica mais recente, apresentando um vasto leque de filmes para o público infanto-juvenil. Dos mais de 300 filmes que recebemos, seleccionamos mais de 100 filmes com o intuito de promover o cinema para crianças e jovens, e, de criar em Lisboa uma montra de cinema internacional para os mais jovens.

Na sua segunda edição, o PLAY convidou o artista André da Loba para ilustrar a imagem do festival. O artista criou um universo de animais híbridos, entre o que é animal e os elementos que compõem o cinema. Em plena era do digital, objetos cinematográficos, desconhecidos das crianças de hoje, são-lhes apresentados na forma de, por exemplo, um caracol-bobine ou de um cão-película.

O Festival apresenta novamente, uma semana de grande animação, com muitos filmes, debates e workshops, de 2 a 6 de fevereiro (durante a semana) temos uma selecção especial para o público escolar e aos fins-de-semana sessões dedicadas às famílias. Durante o ano de 2015 o PLAY tornar-se-á itinerante, levando o cinema a outros pontos do país.

Destaques – 9 dias +100 filmes +65 sessões +20 PaÍses

7 FEV / 16h30 – Cinema São Jorge
Masterclass de Criação de Marionetas
por Georgina Hayns

A não perder, a Masterclass de Criação de Marionetas apresentada por Georgina Hayns, que há mais de vinte anos trabalha na construção de bonecos para filmes em stop-motion, e cujo nome está associado à Cosgrove Hall Films, Mackinnon and Saunders e à Warner Bros. A possibilidade de ver ou rever o filme Os Monstros das Caixas (The Boxtrolls) de Anthony Stacchi e Graham Annable, da Laika Films, que faz parte do invejável currículo de Georgina Hayns.

Bio da Supervisora Criativa

Em 1993, Georgina juntou-se à Mackinnon and Saunders, onde supervisionou séries de televisão infantis e anúncios, incluindo BBC Television’s Noddy, HIT Entertainment’s Bob the Builder. Participou em filmes como Mars Attacks! e o filme nomeado pela Academia Periwig Maker. Antes de se juntar à LAIKA, em 2006, Georgina trabalhou no filme Corpse Bride e mais recentemente foi nomeada Responsável pelo Departamento de Marionetas nos filmes ParaNorman e Coraline.

Resan till Fjäderkungens Rike
Um Outro Mundo
Esben Toft Jacobsen ☼ 2014 / Dinamarca / Suécia / 78’ /
Legendado

Johan, um jovem coelho, quer a sua mãe de volta. Todos os dias envia mensagens saudosas numa garrafa. Ele vive num navio em alto mar com o seu pai, que acredita ser o único lugar em que estão a salvo do poderoso Rei das Penas, que uma noite levou a mãe de Johan. Um dia, o seu pai tem de sair do barco. Enquanto ele está fora, Johan recebe uma chamada de emergência no rádio. Sem perder tempo, Johan ruma para destino incerto, na esperança de reencontrar a sua mãe. A sua viagem turbulenta leva este inocente coelho o fantástico reino do Rei das penas, onde outras leis prevalecem – leis que nem mesmo seu rei consegue determinar.

The Blue Tiger
O Tigre Azul
Petr Oukropec ☼ 2012 / República Checa / 90’ / Legendado

Numa cidade governada por um diabólico presidente, o Tigre Azul parece ser a única coisa capaz de salvar o antigo Jardim Botânico de ser demolido. Cabe a Johanka e a Matyas proteger o Tigre das garras do governante e salvar o antigo jardim.

O Meu Nome
Ruben Monteiro ☼ 2012 / Holanda / 2’ 53’’

A história da família de Ruben e das peripécias familiares que fazem a história do seu nome.

Papel de Natal
José Miguel Ribeiro ☼ 2015 / Portugal / 42’51’’

Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, resgatam o pai de Camila das garras do monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

Le Velo de L’Elephant
A Bicicleta do Elefante
Olesya Shchukina ☼ 2014 / França / 8’42’’ / Sem diálogo

As aventuras de um elefante que sonha poder comprar uma bicicleta. E que quando o consegue tem uma grande surpresa!

The Dam Keeper
O Guarda da Barragem
Dice Tsutsumi & Robert Kondo☼2013 / EUA / 18’ / Legendado

Um jovem porco, incumbido de uma importante tarefa, conhece o seu novo colega que mudará tudo.

Cabeça de papelão
Quiá Rodrigues ☼ 2012 / Brasil / 20’

Antenor é diferente, tem muitas dificuldades em ser aceite, tanto pela sua família,
como pela sociedade. Percebendo que a razão de seus problemas é a sua cabe-
ça, ele decide trocá-la por uma de papelão



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This