Cinanima no Porto

Casa da Animação da invicta dedica mês ao Festival de Cinema de Espinho.

O CINANIMA – Festival de Cinema de Animação de Espinho – comemora em 2006 o seu 30º aniversário. A Casa da Animação, no Porto, junta-se à festa e dedica o mês de Dezembro aos premiados e aos momentos altos da edição de 2005 do certame.

A programação arranca já na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro. Até dia 6 de Janeiro de 2006 está patente a exposição dos 29 cartazes das anteriores edições do festival, da autoria do designer gráfico João Machado.

De 16 a 18 de Dezembro há dois programas de filmes. O primeiro deles, nos dias 16 e 17, é dedicado aos premiados da 29ª edição do CINANIMA, que vai decorrer de 7 a 13 de Dezembro. O segundo programa decorre dia 18 e traz-nos os momentos altos da secção Panorama do CINANIMA 2005. Estes 11 filmes não foram integrados na secção oficial da competição.

Aqui vão alguns destaques do que vais poder ver na Casa da Animação:

O Grande Prémio CINANIMA 2005 foi atribuído pelo júri internacional à curta-metragem “Milch”, da autoria do norte-americano Igor Kovalyov. Esta animação já tinha arrecadado o Nelvana Grand Prize no Festival de Cinema de Otawa, no Canadá;

“Menu”, de Joana Toste, foi o melhor filme português em competição internacional. Os filmes “A ovelha azul”, do Colectivo Cinema Jovem, e “O remédio maravilhoso de Jorge”, de Jorge Marques, venceram o Prémio Jovem Cineasta;

Destaque para o Prémio António Gaio, uma homenagem póstuma ao director do festival, cuja vencedora foi Regina Pessoa com a sua “História trágica com final feliz”. Esta co-produção internacional com a Ciclope Filmes (Portugal), a Folimage (França) e o Office National du Filme (Canadá) mereceu do júri internacional dois prémios: o Especial do Júri/Cidade de Espinho e o Prémio de Imprensa/Alves Costa. Além destes, o filme recebeu ainda uma menção especial do prémio Onda Curta.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This