Instruções para voar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite

Instruções para voar, de Lídia Jorge, com encenação de Juni Dahr, estará em cena na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, de quinta-feira a sábado, nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, às 21h30. O espectáculo é uma produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.Sobre Instruções para voar, continuam também as Conversas com o público no foyer do TMJB, no sábado, dia 30 de Janeiro, às 18h00. Uma conversa onde estarão presentes a autora Lídia Jorge e o actor Luís Vicente.

O texto, inédito, foi escrito por Lídia Jorge a pedido da ACTA. A acção desenrola-se nos arredores de um aeroporto, onde Emil e Laura se encontram por acaso, em circunstâncias obscuras. Ele está de partida para o seu país e carrega consigo o peso de um segredo que não deseja partilhar com a mãe, com quem terá de se confrontar em breve. Ela, pelo contrário, está de regresso a casa e tenta, em vão, dissipar as nuvens que também toldam a sua relação com a progenitora. No cruzamento destas duas histórias de vida distintas, e de duas pessoas demasiado fechadas sobre si próprias, um coro comenta os pensamentos difusos dos protagonistas e aponta-lhes, como na tragédia grega, o mesmo destino inexorável.

Lídia Jorge (n. 1946) é autora de uma vasta obra, onde se incluem romances como O dia dos prodígios (1979) e O vento assobiando nas gruas (2002). Actualmente encontra-se traduzida em mais de 20 línguas. Entre os prémios que lhe foram atribuídos destaca-se, recentemente, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, atribuído pelos Estados de Portugal e Espanha em 2014.

Juni Dahr (n. 1953) iniciou a sua formação artística na Academia de Artes Cénicas de Oslo e no Teatro Laboratório de Grotowski. Posteriormente, estudou Cinema e Teatro na Universidade de Nova Iorque e no Actor’s Studio. Depois de ter trabalhado como actriz no Teatro Nacional de Bergen durante 12 anos, fundou a sua companhia em 1988: a Visjoner Teater.

 

FICHA ARTÍSTICA  

Intérpretes Luís Vicente e Elisabete Martins
Coro Alunos do curso de artes do espectáculo da Escola Tomás Cabreira
Cenografia e figurinos Jean-Guy Lecat
Execução cenográfica Tó Quintas
Desenho e operação de luz Octávio Oliveira
Apoio vocal Álvaro Corte-Real

 

TMJB | SALA EXPERIMENTAL | M/12
28, 29 e 30 de JAN | QUI, SEX e SÁB às 21H30
PREÇO: 5€ a 10€

RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This