rdb_kattyxiomara_header

Katty Xiomara

Uma referência na moda nacional.

Xiomara, não é um nome comum, não é um nome Português, mas é um nome célebre no mundo da moda Portuguesa e além-mar. Permanentemente presente na Moda Lisboa e no Portugal Fashion, mas quem é Xiomara? Revelamos: uma designer, uma mulher, uma mãe, uma criadora, um génio do vestuário.

Xiomara é uma designer de moda Luso-Venezuelana, nascida nas Caracas, que tem um estilo romanticamente ironico e tentadoramente sarcástico, isto de acordo com as suas próprias palavras, no seu site cheio de animações florais, borboletas e estrelinhas.

Katty começou a sua carreira no mundo da moda com bastante sucesso, embora tenha iniciado nas Belas Artes no Porto, rapidamente se apercebeu que moda era o que queria e mudou de curso para o Citex, curso de moda, e no seu penultimo ano no Citex ganha o prestigiado prémio do Porto de Moda em 1996, e no mesmo ano é convidada a participar no Portugal Fashion, a partir desta rampa de lançamento consegue vários trabalhos que a tornam muito conhecida no mercado Português e ganha vários prémios que a consagram. Com o dinheiro que ganhou no concurso de uniformes para a Expo 98 e da moda Porto, começou a financiar a produção das suas próprias colecções agora apresentadas regularmente no Portugal Fashion e na Moda Lisboa. Hoje em dia é uma das designers de moda regulares a apresentar as suas colecções e é professora de design de vestuário feminino no Citex, no Porto.

Participa na “Bread & Butter Berlim” em Janeiro de 2005 até Julho de 2006 quando começa a apresentar na “Bread & Butter Barcelona” na qual é uma presença regular todos os anos. Conquistou um contracto com a empresa TRL aonde começou a produzir a sua marca de fatos de banho Xiomara, e também a produzir uma linha de roupa desportiva apelidada de Fuga’s. Em 2006 a playstation solicitou Xiomara para desenhar uma bolsa para a versão portátil, PSP. Em 2009 a Mcdonald’s investiu 1.6 milhões de euros na renovação dos uniformes dos seus funcionários e entregou este projecto nas mãos de Xiomara, uniformes desenvolvidos e produzidos em Portugal, também renovou os uniformes dos empregados da Pizza Hut e da Kodak.

Katty chegou a apresentar suas colecções no estrangeiro, passando por Paris, Madrid, Barcelona, Berlin, Tóquio, entre outras cidades. Afirma que o seu maior volume de vendas é no estrangeiro, uma das suas lojas mais lucrativas encontra-se no Japão, em Tokio. Katty acaba por ter muitos clientes japoneses, o seu site tem uma versão japonesa para os seus compradores japónicos. É de reconhecer que os japoneses são dos maiores compradores de peças de designers europeus, já que têm capital suficiente para poder comprar estas peças e procurar exclusividade nestes designers, é sempre uma boa aposta abrir uma loja no Japão e parece que estes compradores não vão perder seus capitais tão cedo nem a sua sede por designs exclusivos.

Dedica-se especialmente à moda de senhora, tendo um público alvo jovem e adulto, procura focalizar-se no conforto, tem um estilo desportivo que exalta em quase todas as suas colecções, e claro na qualidade. Sua peça preferida é Jeans, ouve música e vai ao cinema, coisas normais que a inspiram, tem admiração pessoal pelos colegas Alexandra Moura e Luís Buchinho.

Katty afirma que as características fundamentais das suas roupas são: “vestuário extremamente feminino, que, ao mesmo tempo, tem um certo condimento diferente. A utilização de várias matérias-primas (misturar malhas com tecidos rígidos, sedas com algodões…); de vários padrões; e de uma palete variada de cores também são características do meu trabalho.”

Recentemente Katty esteve em Las Vegas no “THE PROJECT SHOW – VERÃO 2010”, um passo para a internacionalização da marca no estrangeiro, com o objectivo principal em mostrar ao mercado norte-americano um “design original e único, e ao mesmo tempo encontrar o parceiro adequado para representante de vendas”, afirma Katty no seu site.

“Às vezes perguntam-me ‘porquê tantos vestidos curtos, porquê tantas pernas à vista?’ Talvez por eu ser pequenina e realmente sentir a necessidade de me sentir maior e as peças curtas favorecerem mais. E porque acho que as pernas da mulher são bonitas, são para se mostrar, e sobretudo no Inverno que temos estes truques fantásticos que são os collants, que ajudam a esconder outras coisas…” revela Katty, nas suas colecções é muito previsível ver vestidos minis e mini saias.

Sediada no Porto aonde trabalha, ensina e tem o seu ateliê, Katty tem uma loja de vestidos de noiva, numa das mais famosas ruas do Porto, na Rua da Boavista, encontra-se numa casa burguesa do século XIX recuperada, é um espaço inspirado nos teatros e bibliotecas clássicas, lugares com histórias embutidas nas suas paredes. Os vestidos de noiva são personagens construídas pela designer, completando o cenário da loja com o seu carácter e criatividade, esta loja e ateliê exclusivo transmite o lado fecundante e poético da estilista.

A nova colecção da designer intitulada de “CUBIC LANDSCAPE”, inspirada pela paisagem da natureza e a cidade, com linhas orgânicas que a estilista sempre mantém como marca dela, imperfeitas e assimétricas. Padrões geométricos e florais que revelam construções vivas. Na paleta de cores iremos ver vermelhos hibiscos, o branco e o azul sapphire. Katty Xiomara vai estar “In The Market”, irá apresentar sua colecção primavera/Verão 2011 na Moda Lisboa, no Mercado da Ribeira, no dia 9 de Outubro pelas 20:30. Um grande espectáculo de formas, padrões e cores, sem duvida um must see entre todos os designers presentes na Moda LX.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This