Amanda Levete © Luis Xavier

METAMORPHOSIS | EXD 2013

No Mosteiro dos Jerónimos estarão patentes dez abordagens criativas, de designers e arquitetos, que refletem claramente o valor científico, cultural e económico da cortiça em Portugal e no mundo.

METAMORPHOSIS nasce da parceria da ExperimentaDesign com a corticeira Amorim, em 2009, com o objectivo de criar diversas possibilidades em torno da cortiça, matéria-prima de excelência. Surgem assim, projectos que abrem novos horizontes à aplicação deste material, estes têm criado na produção nacional novas dinâmicas em torno da cortiça e das suas possibilidades de utilização.

No Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, a ExperimentaDesign 2013 em parceria com a DGPC/Mosteiro dos Jerónimos, apresenta a METAMORPHOSIS, uma exposição com curadoria e comissariado da EXD`13, tendo como base um processo de investigação e desenvolvimento iniciado em 2011, sobre as potencialidades e limites de uma matéria-prima profundamente enraizada em Portugal.

Os designers e arquitetos convidados, criam assim soluções inovadoras, criativas e de vanguarda de uma matéria-prima que permita a sua expansão além-fronteiras. A EXD`13 em parceria com a Corticeira Amorim, convidou reconhecidos arquitetos: Álvaro Siza, Eduardo Souto Moura, Herzog & de Meuron, Alejandro Aravena, Armanda Levete, João Luís Carrilho da Graça e reconhecidos designers de produto: James Irvine, Jasper Morrison e Naoto Fukusawa.

Amanda Levete © Luis Xavier

Amanda Levete © Luis Xavier

Àlvaro Siza ©Luis Xavier
Àlvaro Siza ©Luis Xavier

A todos estes autores foi dada liberdade criativa total, para a concepção de novos territórios, funções e formas a partir da cortiça, para assim se estimular e inspirar toda a comunidade criativa a uma exploração da matéria-prima de excelência, inteiramente sustentável, e com um potencial enorme ainda em expansão.

 

Inaugurou a 7 de Novembro de 2013
Mosteiro dos Jerónimos
Praça do Império, 1400-206 Lisboa
Aberto ao público de 8 de Novembro a 1 de Dezembro 2013, das 10:00h às 17:30h.
Encerra às segundas-feiras.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This