OFFF PORTO

OFFF PORTO

A OFFF é uma conferência de referência no mundo da criatividade e aconteceu nos dias 23 e 24 de Outubro pela primeira vez na cidade do Porto.

Héctor Ayuso abriu esta edição começando por dizer que não ia fala da OFFF revelando assim muito do homem que criou e continua a alimentar este evento que é uma referência no mundo da criatividade. Héctor contou-nos uma história de vida, a sua, marcada pela busca de um lugar onde só existem estados de excitação e prazer pelo que se faz e pelo que se pode fazer, uma personalidade que acredita nos outros e que aposta neles sempre em prol da criatividade. Uma apresentação foi acompanhada de cenas de filmes e de peças audiovisuais que marcam uma linguagem muito própria que valoriza acima de tudo a individualidade e a paixão pelo que faz. Durante a sua presença no palco ouvimos falar de momentos bons, mas os que mais sobressaem são aqueles em que ele se depara com dificuldades e a forma como os contorna. Com frases fortes como: ASK FOR A SLAP IN THE FACE ou ITS ALL ABOUT PASSION, Héctor presenteou-nos com uma apresentação inspiradora que funcionou como um excelente ponto de partida para os outros intervenientes que se seguiram. Héctor apresentou também o seu próximo projeto a revista UNSTATE.

Vilhs (Alexandre Farto) deu-nos a conhecer o seu percurso de vida e como o seu trabalho se relaciona com as diferentes fases e responde às suas angustias e questões que  procura responder com o trabalho que tem vindo a desenvolver. As questões do espaço público em que intervém, frequentemente das camadas que este espaço vai acumulando e da forma como ele enquanto artista pode intervir neste espaço que inicialmente serviu como um lugar de manifestação do povo e agora tem vindo a ser ocupado pela publicidade.

OFFF PORTO Foto tirada durante a apresentação de VILHS

 

O O segundo dia da conferência foi aberto pelos SOLID DOGMA uma agência recentemente formada por portugueses com diferentes percursos de trabalho e que pretende posicionar-se entre a arte e os clientes.

Nesta apresentação pautada pelo humor, ficamos a conhecer os trabalhos de cada um dos elementos desta nova agência deixando no ar a curiosidade de conhecer os trabalhos que resultaram desta sinergia.

 

OFFF PORTOFotos tiradas durante a apresentação dos SOLID DOGMA

A agência espanhola VASAVA apresentou alguns dos trabalhos desenvolvidos o seu processo de trabalho. Esta agência trabalha tipicamente em projetos editoriais e nesse contexto demonstrou uma preocupação e paixão pela tipografia. Deixou algumas notas sobre como se deve aprender repetindo soluções bem conseguidas e partindo desse conhecimento criar uma nova abordagem. A VASAVA foi a agência escolhida por Héctor para fazer um livro que comemora os 15 anos da OFFF  – OFFF Unmasked.

 

OFFF PORTO
Fotos tiradas durante a apresentação dos VASAVA

O estúdio francês HELLOHIKIMORI trouxe-nos uma visão obscura e marcada pela inspiração no universo dos vídeos jogos, das obras de Dali, Esher e Mathiew Barney. Conscientes de que esta abordagem pode ser uma barreira para que os clientes se identifiquem com eles, os HELLOHIKIMORI têm trabalhado com clientes como a Playstation, Cartier, Nespresso, OCS entre outras.

 OFFF PORTOFotos tiradas durante a apresentação dos HELLO HIKIMORI

 

A SPIN trouxe-nos uma apresentação calma sobre uma casa madura com um trabalho consistente que se foca essencialmente na criação de identidade. Uma referência incontornável para a criação de identidade e da articulação da mesma no espaço e nos seus diferentes prolongamentos.

OFFF PORTO

OFFF PORTO

Fotos tiradas durante a apresentação dos SPIN

 

A penúltima apresentação da tarde foi as dos Mill+ representando a agência de Londres. Os três elementos em palco apresentaram alguns trabalhos realizados por esta agência e explicaram o seu processo entre eles o vídeo para a campanha da BFI Films is Fragile, da Audi “Birth” e como ficaram encarregues de fazer os titles da OFFF Porto 2015 , foi nesse trabalho e na forma como o fizeram tecnicamente que se focou a segunda parte da sua   apresentação.

 

OFFF PORTO

Fotos tiradas durante a apresentação dos Mill+

A OFFF Porto fechou com os VALLÉE DUHAMEL, uma apresentação muito relaxada que nos permitiu conhecer o processo criativo desta dupla refletido também na forma como organizaram a sua apresentação através de pequenos conceitos ou como lhe chamaram através de pequenos conceitos ou como lhe chamaram vícios/obsessões que lhes permitia falar deles e do que passa das suas personalidades para os trabalhos que fazem.

Tendo  o Surrealismo como movimento artístico de referência e René Magritte como o artista, os VALLÉE DUHAMEL põem as suas ideias em prática através de processos lo-fi, o  que resulta numa linguagem muito própria e que tem sido a selecionada por marcas como a Hermes, a Samsung, Sony, Firefox entre outras. Apesar dos desafios apresentados por grandes marcas não deixam de parte o trabalho pessoal que lhes permite explorar e por em práticas as suas ideias como exemplo trouxeram o A Very Short Film.

OFFF PORTOFotos tiradas durante a apresentação dos Vallée Duhamel

Em jeito de conclusão a organização da OFFF Porto 2015 está de parabéns pela seleção de convidados, pela dinamização do evento que foi acompanhado por workshops conduzidos por alguns dos convidados e pela EDIT, por diferentes intervenções, entre elas uma mostra do Cine-Clube do Porto e um mercado onde esteve presente a Tcahran, a Lomografia e a ó! Galeria entre outras.  Aguardamos a próxima edição!

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This