O Apartamento_Mário Tavares_HEADER_04102011

O Apartamento

Em cena no Teatro da Comuna.

“O Apartamento” é uma peça que retrata o amor na sua essência natural, entre as peripécias e equívocos de Bud Baxter, um pacato funcionário de uma companhia de seguros que se vê obrigado a ceder constantemente o seu apartamento para as aventuras e desventuras amorosas dos seus chefes e colegas de trabalho.

O desempenho das personagens evoca no espectador algumas sensações controversas, como a simpatia por Baxter, representado brilhantemente por Hélder Gamboa, e o desprezo e a raiva que vai crescendo ao longo da peça pelo seu chefe Sr. Sheldrake, representado admiravelmente por Gonçalo Ferreira. A trama adensa-se com a presença feminina sublime que conduz o amor e desejo dos intervenientes, ao cargo de Mónica Garcez no papel de Fran Kubelik.

As personagens que entram e saem de cena enriquecem a comédia romântica. Em vários momentos da peça rimo-nos, criamos empatia, e em muitas personagens reconhecemos sempre alguém conhecido, ou o casal de vizinhos mais velho que tem sempre um conselho a dar, ou a senhoria que ouve tudo, ou os colegas masculinos que passeiam e divertem-se hoje como se o amanhã não existisse.

É um argumento genial, já adaptado para cinema em 1960 – “The Apartment”, tendo ganho 5 Óscares em 10 nomeações do ano de 1961 – entre eles melhor filme, melhor realizador, melhor argumento. Os actores principais eram o já desaparecido Jack Lemmon, Shirley Maclaine e Fred MacMurray.

Conversa com o encenador Jorge Fraga

Na conversa com o encenador Jorge Fraga, ouvi-mo-lo a falar sobre a peça como um presente oferecido pela Tenda. Um argumento excepcional de um filme adorado por Jorge Fraga. A oportunidade de o encenar e adaptá-lo, respeitando a sua concepção original, permite a exploração do conflito humano na sua procura da felicidade, do amor e mesmo a natureza mais cruel de se relacionar com o outro.

Perguntar a Jorge Fraga sobre a personagem mais fascinante da peça é ouvi-lo dizer que todas têm o seu encanto, umas pelo trabalho de actor necessário para o excelente desempenho, outras pela sua presença na história. “Quando as trabalhas tens de as amar a todas!”

“A natureza humana é sempre a mesma. O conflito humano é sempre o mesmo, desde os primórdios da humanidade, o desejo da felicidade, o feliz e o amar e o fazer mal faz parte da nossa construção enquanto seres humanos.” Jorge Fraga, 2011.

A TENDA

A Tenda surge da vontade de vários artistas, que promovem um teatro urbano e a sua exploração do ser humano enquanto ser social e também individual que habita nas cidades e vive o seu dia-a-dia no meio da malha urbana que o envolve. A encenação de textos portugueses, o seu rápido alargamento para uma visão mais global, leva-os a procura outras obras contemporâneas internacionais, tendo adaptado ainda em 2011 a peça CLOSER, com elevada adesão do público.

O seu lado solidário, também presente na Tenda, irá oferecer as suas receitas de dia 14 de Outubro, pelas 21h30, à Associação Eu e os meus Irmãos.

É uma ONG que surgiu por intermédio de três mulheres, que ao assistirem a reportagem “Eu e os meus Irmãos” de Cândida Pinto – SIC, decidiram mudar o rumo aos acontecimentos. No presente momento encontram-se a trabalhar em parceria com a ONG moçambicana MAHLAHLE.

“O Apartamento”, é uma peça baseada no argumento de Billy Wilder e I. A. L. Diamond, sobre a direcção e concepção de Jorge Fraga, produzido pela Tenda. Estará em cena até 6 de Novembro com o horário 3ª a Sábado pelas 21h30 e aos Domingos pelas 16 horas.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This