Grant’s True Tales – Reportagem

Grant’s True Tales, um festival de histórias

O Festival Grant’s True Tales teve lugar no Cinema São Jorge, nos passados dias 11, 12 e 13 de Abril. A Rua de Baixo acompanhou o último dia do evento

Este é o maior evento de Storytelling no País e o sábado foi um dia recheado de histórias. Durante a tarde, Clara Ferreira Alves e Miguel Esteves Cardoso estiveram à conversa e revelaram, numa iniciativa inédita, alguns dos seus segredos da década de 80, partilharam a alegria de se “ser novo”, alguns dos seus escritores favoritos, entre outras revelações.

Porque é que uma história bem contada nos prende tanto a atenção? Como é que as histórias conseguem ir directamente ao nosso coração e de alguma forma ressoam em nós?

Vidas, curiosidades, segredos. No final todos somos iguais e todos procuramos encontrar o “fio à meada”. As histórias emocionam, vão directas ao coração e ficam lá gravadas.

Este evento tem como objetivo tornar o Storytelling conhecido e dá a oportunidade ao grande público de conhecer alguns segredos de personalidades que trabalham nas áreas do espetáculos e das artes.

Na sessão da última noite do festival, durante a primeira parte, foi a vez do escritor José Luís Peixoto contar a sua aventura com o seu amigo Milagre na Costa do Marfim; Sandra Barata Belo revelou como Deus a ajudou a encontrar a sua bicicleta perdida em Barcelona e Nuno Duarte, mais conhecido por Jel, partilhou a história mais comovente da noite: como uma manifestação de quinze deficientes indignados e persistentes, em frente à Assembleia, pode fazer a diferença. Na segunda parte o cardápio de histórias foi enriquecido por “contos de viagem”. Inês de Medeiros partilhou a sua primeira viagem aos Estados Unidos e Nuno Markl contou, com o humor a que nos habituou, como um cruzeiro no Egipto se pode transformar num “verdadeiro inferno”.

Histórias, recordações e sensações. O Festival Grant’s True Tales transformou o Cinema São Jorge numa máquina do tempo, que transportou o público para dentro das vidas dos artistas que por ali pisaram o palco, e se disponibilizaram a partilhar episódios especiais das suas vidas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This