Boxers_inside

Portucalês

É nacional, é bom e está na moda. O design 100% português é um dos objectivos fundamentais desta marca que, com valores tradicionais e revivalistas, não deixa fugir a modernidade das tendências da moda internacional.

Sónia Fernandes e Vanessa Fernandes são irmãs e as criadoras da Portucalês. Mantêm uma vida profissional à margem deste projecto, gerindo-o em horário pós-laboral. Depois dos últimos quinze anos, com os pais divididos entre lojas pronto-a-vestir e comércio de artigos regionais, surgiu, no início de 2013, a ideia de repensar o negócio. Fazendo face às contrariedades do mercado, a marca própria aparece “numa linha muito cool e divertida”, para ser usada pelos portugueses, mas também como souvenir para turistas. Comics é a primeira linha da Portucalês, à qual se seguem as linhas Chita e Tartan.

A linha Comics baseia-se numa colecção de boxers e t-shirts masculinas, femininas e de criança com desenhos que, do fado ao futebol, passando pela poesia, mar e símbolos de cariz popular, pretendem celebrar Portugal de uma forma bem-humorada, esteticamente agradável e harmoniosa, tanto pelas cores como pelas ilustrações seleccionadas.

portucales

A linha Chita recupera os padrões, cores e texturas da chita de Alcobaça, aplicando-os em túnicas e t-shirts de cores variadas, também elas concebidas e produzidas em Portugal.

portucales

Os tecidos de xadrez usados nas típicas camisas dos pescadores foram recuperados e aplicados em túnicas, surgindo, então, a linha Tartan. A customização destas peças foi efectuada sob a forma de corações de generosas dimensões, sendo colocados na parte frontal, como símbolo do amor às raízes nacionais.

portucales

A Portucalês apresenta ainda um conjunto de casacos masculinos e femininos, malhas, camisas e tops com personalização característica, apesar do denominador comum: o uso de tecido de xadrez e chita de Alcobaça em cada peça.

portucales

Esta marca iniciou a sua abordagem ao mercado nacional através da abertura de um site e-commercewww.portucales.com –, onde podem ser encomendados todos os produtos. Com esta realidade a ganhar sucesso, a Portucalês conta já com um ponto de venda físico, situado na Nazaré. Não esquecendo a estratégia de assessoria de imprensa junto dos media que trabalham na área da moda e empreendedorismo, a aposta nas redes sociais é também notória, nomeadamente pelo facebook (www.facebook.com/portucales), através da apresentação de novidades e conteúdos constantes.

No que respeita à internacionalização da Portucalês, Sónia Fernandes não exclui a ideia, apesar de realçar a vontade de “trabalhar no lançamento da marca a nível nacional, já que uma das nossas ambições é desenvolver o canal de retalho em lojas multimarca”.

Talvez não falte muito para o público ter acesso a mais lojas com revenda da Portucalês. Porém, a loja online apresenta todas as colecções e as encomendas – posteriormente entregues via CTT – estão à distância de um clique!

portucales

A Portucalês pretende imprimir um novo olhar na moda portuguesa. Apresenta-se ao mercado com um conjunto diversificado de elementos actuais, recuperando com orgulho a nossa história, que se vê, agora, retratada e representada em peças de vestuário.

portucales

 

Portugal está, sem dúvida e mais do que nunca, na Moda!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This