Realizador de “O POLÍCIA” em Portugal para antestreia e debate sobre o filme

O realizador israelita NADAV LAPID, que acaba de ser premiado no San Francisco Film Festival, vem a Portugal para apresentar o filme O POLÍCIA. O vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival de Locarno vai marcar presença na antestreia do filme e num debate sobre o filme, nos dias 9 e 11 de Maio, respectivamente.

O filme acompanha um membro de um grupo de polícias de elite da unidade Anti-terrorismo de Israel que vai lidar com uma ameaça inesperada. Habituado a combater o “inimigo árabe”, este polícia é confrontado com um grupo de jovens activistas, que luta contra as desigualdades sociais no interior da sociedade israelita.

Esta temática estará em destaque numa conversa a ter lugar no Cinema Medeia King, no dia 11 de Maio, na sessão das 21h45 de O POLÍCIA. Para além da participação de NADAV LAPID, a conversa contará com a participação de ANA SANTOS PINTO, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e moderado pelo jornalista RICARDO ALEXANDRE.

A propósito da estreia do filme de NADAV LAPID, o ESPAÇO NIMAS, em Lisboa, organiza o ciclo UM TERRITÓRIO, DUAS NAÇÕES, entre 11 e 13 de Maio e 18 e 20 de Maio. Pelo cinema da Avenida 5 de Outubro passarão filmes de Elia Suleiman (“Intervenção Divina” e “O Tempo que Resta”), Ari Folman (“Valsa com Bashir”), Amos Gitai (“A Retirada”) ou Eran Riklis (“Lemon Tree”), entre outros.

O POLÍCIA, que se estreia nos cinemas nacionais a 10 de Maio, foi um dos filmes mais discutidos de 2011 em Israel, tendo alcançado um percurso de extraordinário sucesso internacional. Da longa lista de prémios constam o Grande Prémio do Júri no Festival de Locarno, o Prémio de Melhor Filme e Melhor Realizador no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, o New Directors Prize no San Francisco Film Festival ou o Prémio do Público no Festival de Nantes, entre outros.

O filme de NADAV LAPID foi ainda nomeado para sete categorias nos Prémios da Academia de Cinema israelita e recebeu os prémios de Melhor Primeiro Filme, Melhor Argumento e Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Jerusalém



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This