Rota Gastronomia – Lisbon Week senta Lisboa à mesa

Sabe bem, sabe a Lisboa. Durante sete dias vai ser permitido ter mais olhos que barriga. Deixa-se o sentido do gosto aos gostos dos lisboetas, e dos turistas, para responder à eterna questão: Se Lisboa fosse um sabor, o que seria? A Rota Gastronomia, uma das sete que compõem o Lisbon Week – um projecto turístico e cultural que decorre em Lisboa de 22 a 28 de Outubro – foi a mais fácil de fazer. Quando o tema é a boa mesa, rapidamente se juntam afinidades e inspirações. José Avillez, o embaixador desta rota, foi o primeiro a deitar mãos à obra. Depois vieram uma série de restaurantes, de chefs e de cozinhas, todos com vontade de responder a um desafio único: criar um prato que represente os “sabores de Lisboa”.

O resultado são dezenas de menus que recriam o melhor da cidade, num convite para jantar fora*. São estes os locais a visitar: 1300 Taberna, Alma, Aqui Há Peixe, Assinatura, A Taberna da Rua das Flores, Belcanto, Bica do Sapato, Bistrô 100 Maneiras, Café de São Bento, Cantinho do Avillez, Eleven, Esperança da Sé, Feitoria, Gambrinus, Gemelli, Largo, Mercado de Santa Clara, Panorama, Papa Açorda, Pedro e o Lobo, O Poleiro, Solar dos Presuntos, Spazio Buondi, Taberna Tosca, Tasca da Esquina, Tavares, Tomo, Travessa, Varanda do Ritz, XL e York House.

Mas há mais. O conceito “Meet The Chef” promete elevar a experiência gastronómica a um outro nível: os restaurantes Aqui Há Peixe, Alma e Largo abrem as portas dos seus restaurantes, para encontros informais com os chefs Miguel Reino, Henrique Sá Pessoa e Miguel Castro e Silva.

Quarta, 24 de Outubro às 19h — Chef Miguel Reino – Restaurante Aqui há peixe (Rua da Trindade 18)
Quinta, 25 de outubro às 19h — Chef Henrique Sá Pessoa – Restaurante Alma (Calçada Marquês de Abrantes, 92)
Sexta, 26 de Outubro às 18h — Chef Miguel Castro e Silva – Restaurante O Largo (Rua Serpa Pinto, 10)

Paralelamente, o Mercado de Santa Clara vai receber, no dia 28, a LisboaBio, uma feira que junta o que de melhor se faz no país em termos biológicos. São uma série de produtos, para conhecer e provar, em demonstrações de showcooking ou através da palestra “Alimentos Transgénicos: Quem não os come é quem mais tem de se ocupar deles”, pela professora Margarida Silva, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This