brandt

“RUBEN BRANDT, Coleccionador”

Arte que atormenta.

“Ruben Brandt, Coleccionador” trata-se de um filme de animação para adultos com um argumento engenhoso e muita ação. Começa numa viagem, aparentemente calma, que nos vai guiando pelo subconciente aterrador do psicólogo de mentes artísticas  Ruben Brandt.

São-nos apresentados quatro pacientes, em particular “Mimi”, que surge como uma espécie de representação da força feminina através de vários atributos como a elegância, a astúcia e a inteligência. Contudo todos os pacientes têm características únicas que vão fazer deles os melhores ladrões de quadros famosos. E o que começa como um gesto de agradecimento torna-se numa aventura que pretende fazer jus ao lema de Ruben – “Possui os teus problemas para os conquistares”.

Para além do argumento central existe um outro enredo um pouco telenovelesco que, de certo modo, até apimenta a história sem perder foco do assunto principal – o transtorno de Ruben. O enredo é algo nunca antes pensado, uma verdadeira pérola da imaginação que alia o cinema e a pintura, e é surpreendente a criação de verdadeiros momentos de ação e suspense através de um género de animação fora do comum. É sobretudo interessante para quem aprecia histórias relacionadas com transtornos mentais e mais ainda, para quem aprecia arte, pois acaba também por ser uma pequena enciclopédia sobre pintura de vários estilos e décadas. O próprio título do filme já revela parte da sua temática quando junta o nome de dois artistas – Rubens e Rembrandt.

 

Os gráficos remetem-nos para o cubismo de Picasso com personagens de faces e traços irregulares, mas que dentro do contexto artístico do argumento tornam-se bastante apelativos de acordo com o tom de ironia e de comédia presente em alguns momentos. Quase que queremos ver atores a interpretar em pessoa estas personagens mirabolantes criadas pelo próprio realizador Milorad Krstic, mas isso faria perder toda a magia que a animação aqui impregna.

Se por acaso pensar que já não tem idade para filmes de animação fica aqui uma sugestão que talvez o faça pensar duas vezes. O filme estará disponível nas salas dos cinemas UCI  El Corte Inglés desde 1 de Maio e em DVD e VOD a partir de 11 de Maio.

Trailer

93 minutos | Hungria | 2018



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This