theesatisfaction_header

THEESatisfaction @ ZDB | 17 de Abril de 2012

Obrigado, Coachella

Em 2010, facto discutivel, Janelle Monáe ofereceu-nos o disco do ano, esse magnífico compêndio soul, r&b, hip hop, rock, psicadélico, tudo e mais alguma coisa chamado “The ArchAndroid”. Em 2012, percebemos que Monáe não terá feito escola, mas abriu um precedente. A soul das THEESatisfaction, também ela é futurista, magnífica e ecléctica o suficiente para entrar em qualquer balanço anual que se preze. A visita das THEESatisfaction acontece na altura certo – o disco de estreia destas duas miúdas, Catherine Harris-White e Stasia Irons – que se apresentaram na Zé dos Bois (ZdB) sem banda -, esse awE naturalE, foi editado no início deste mês.

Catherine Harris-White é a voz do projecto, é ela que canta nas partes cantadas, é ela que nos traz o travo de nostalgia soul dos 50’s e 60’s. Stasia Irons fica responsável pelo rap, pelas referências hip hop do duo. A entrada é feita com movimentos coreografados, nada de muito elaborado, mas cool e sexy. Por trás, um projector, imagens das próprias, dos Jackson 5 e outro material avulso, grande parte a preto-e-branco – a metáfora perfeita para o público que as segue e que encheu a ZdB.

A samplagem revela um amor pelo digging, pela procura constante, pela audição dos vinis dos papás, os vinis da Motown, da Stax e do hip hop mais old-school. A clave-de-sol que Catherine Harris-White tem tatuada no braço não é pose, é verdade. A mesma verdade que sentimos a ouvir «QueenS», canção do ano até ver (já devem ter ouvido dizer).

Numa altura em que está tudo no Coachella, damos graças a Deus por o maior festival do planeta não se ter lembrado delas, damos graças por as ter entre nós no momento certo. Obrigado, Coachella.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This