theesatisfaction_header

THEESatisfaction @ ZDB | 17 de Abril de 2012

Obrigado, Coachella

Em 2010, facto discutivel, Janelle Monáe ofereceu-nos o disco do ano, esse magnífico compêndio soul, r&b, hip hop, rock, psicadélico, tudo e mais alguma coisa chamado “The ArchAndroid”. Em 2012, percebemos que Monáe não terá feito escola, mas abriu um precedente. A soul das THEESatisfaction, também ela é futurista, magnífica e ecléctica o suficiente para entrar em qualquer balanço anual que se preze. A visita das THEESatisfaction acontece na altura certo – o disco de estreia destas duas miúdas, Catherine Harris-White e Stasia Irons – que se apresentaram na Zé dos Bois (ZdB) sem banda -, esse awE naturalE, foi editado no início deste mês.

Catherine Harris-White é a voz do projecto, é ela que canta nas partes cantadas, é ela que nos traz o travo de nostalgia soul dos 50’s e 60’s. Stasia Irons fica responsável pelo rap, pelas referências hip hop do duo. A entrada é feita com movimentos coreografados, nada de muito elaborado, mas cool e sexy. Por trás, um projector, imagens das próprias, dos Jackson 5 e outro material avulso, grande parte a preto-e-branco – a metáfora perfeita para o público que as segue e que encheu a ZdB.

A samplagem revela um amor pelo digging, pela procura constante, pela audição dos vinis dos papás, os vinis da Motown, da Stax e do hip hop mais old-school. A clave-de-sol que Catherine Harris-White tem tatuada no braço não é pose, é verdade. A mesma verdade que sentimos a ouvir «QueenS», canção do ano até ver (já devem ter ouvido dizer).

Numa altura em que está tudo no Coachella, damos graças a Deus por o maior festival do planeta não se ter lembrado delas, damos graças por as ter entre nós no momento certo. Obrigado, Coachella.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This