host gastronomico

Torne-se um perfeito host gastronómico

Receber bem as pessoas em casa é uma arte e ser um conhecedor do maravilhoso mundo da gastronomia, ajuda!

Receber os amigos e família em casa é sempre uma grande alegria. Facilita quando vêm com convite, e não surgem de surpresa para jantar. Assim sendo, em vez de encomendar uma pizza e abrir o primeiro vinho que vê ao abrir a gaveta, que tal mostrar todo o seu apreço pela gastronomia?

Saber cozinhar além de conhecer mais sobre bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, é sem dúvida uma boa forma de entreter as suas visitas e recebê-las de uma forma sublime. Com certeza que se irão lembrar da sua maravilhosa receção.

Vamos então a alguns tópicos importantes para dominar a arte, e fazer da sua casa um verdadeiro destino gastronómico.

Controle tudo com as suas próprias mãos

Ser demasiado controlador pode ser mau em diversos aspetos da sua vida. Neste caso, a organização é o ponto de partida para que tudo possa correr bem. Imagine o que oferecer uma das suas refeições favoritas, de um dos seus restaurantes de eleição, confecionada por si e servi-la como um anfitrião em sua casa para todos os seus amigos e familiares? Então que tal aprender, nem que seja começar por pelos menos um dos pratos e mostrar esse dote culinário?

Uma dica: antes de fazer o convite e servir a refeição ás suas visitas, faça o prato pelo menos uma vez. Assim terá sempre uma refeição teste e saberá se realmente esta é digna de ser apresentada aos seus amigos e familiares.

Não importa o seu conhecimento sobre a cozinha e suas vastas possibilidades. Fazer uma pasta italiana – Ravioli, Capeletti – é muito fácil, basta colocar na água. Depois basta fazer um molho de tomate e fica com uma receita rápida e muito deliciosa.

O segredo neste caso é colocar as mãos na massa e ter algo a apresentar. Experimente um novo tempero no molho. Escolha um vinho que foi previamente estudado e explique a sua razão da sua escolha com base das características, região, ano, história. Se as visitas forem introvertidas, neste caso tem sempre assunto para falar.

Pense na decoração

Não se pode subestimar a capacidade que um ambiente tem de influenciar o comportamento das pessoas. Certamente que já percebeu que as pessoas tendem a falar mais baixo e com maior proximidade num ambiente intimista com luzes de velas. Isso pode ser transportado para a sua casa.

Não precisa mudar toda a sua sala para receber as pessoas. Mas poderia ser interessante, por exemplo, dar uma vista de olhos no Superdecor catálogo e ver algumas das composições de decoração criadas. Desde um abajur para fazer uma luz mais indireta, um tapete para deixar a sala mais “cosy” ou almofadas com padrões divertidos e chamativos no seu sofá.

Numa plataforma, como por exemplo a do Panfleteiro, é possível ver nos seus folhetos várias combinações possíveis, com grandes promoções, sem a necessidade de se deslocar à loja. Deixe isso apenas para a hora da decisão da compra.

A decoração pode refletir a sua personalidade, por outro lado a intenção da visita. Se for um encontro romântico, a luz baixa e um tapete confortável poderá ser o ideal. Caso seja um jantar de negócios, o conforto é prioritário, sem perder o toque caseiro. Pode também ver no Aki folheto as várias promoções existentes de casa e decoração, como sofás, mesas, artigos para jardim e dar à sua casa a decoração que ela merece. Pense sempre mais á frente, caso pretenda fazer um maior investimento, pois deverá pensar não apenas na ocasião, mas na continuidade destes artigos em sua casa.

Há que ter uma surpresa

Em cima já falamos que fazer um prato com suas próprias mãos é importante. Mas surpreender as suas visitas também é vital. Afinal, para mostrar todo o seu conhecimento sobre a alta gastronomia é preciso ser diferente.  Surpreender com uma sobremesa comum ou um vinho que costuma servir pode não suscitar grande surpresa na cara dos seus convidados.

Explore os vinhos da América do Sul. O Chile e a Argentina são conhecidos por ter rótulos incríveis, com sabores fortes e bem distintos. A Nova Zelândia também se tornou uma grande produtora de vinhos, exportando para o mundo inteiro, principalmente os seus vinhos brancos. Claramente se pensar numa refeição com pratos internacionais, a combinação com um vinho proveniente desse país poderá ser um “must have” na sua. Mas nunca se esqueça no caso de haver crianças, pois poderá surpreender com sumos de fruta natural.

Relativo á sobremesa, e todos nós sabemos que Portugal apresenta um vasto leque de doces típicos e regionais de norte a sul. Mas porque não experimentar fazer uma sobremesa diferente, como por exemplo um prato típico do sul do méxico: os Tamales, feitos com massa à base de milho, recheados com queijos, tomates (também pode servir como entrada) mas neste caso sugerimos chocolate ou uma calda de fruta.

Faça uma pesquisa na internet ou em livros de culinária de outros países, porque ideias novas ideias irão surgir e com certamente que irá surpreender os seus convidados, não se baseando apenas nas mesmas refeições.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This