“Uma Cozinha no Porto” | Rui Paula

“Uma Cozinha no Porto” | Rui Paula

Um livro com sabor a norte

Aos 45 anos, pode dizer-se que Rui Paula se converteu num dos principais rostos da nova vaga de cozinheiros que reinventaram a gastronomia portuguesa. “Uma Cozinha no Porto” (Quidnovi, 2013), livro com um formato a apontar ao poster, resulta numa síntese do seu trajecto culinário, desde o percurso pessoal à confecção das próprias receitas, centradas no restaurante DOC – que inaugurou no ano de 2007, no cais da Folgosa, numa «estrada que margeia o rio Douro entre a Régua e o Pinhão.»

Este é um livro do norte, sobretudo do Porto, que fala de uma cidade ligada ao rio e ao vinho – com textos de Pedro Garcias, colaborador do Fugas (do jornal Público), suplemento de que foi editor durante cinco anos – e recria algumas das suas receitas típicas, como as tripas à moda do porto ou a francesinha.

Depois de conhecermos os 10 fundamentos da cozinha de Rui Paula, que apontam a memória como a principal fonte de inspiração, entramos no mundo das receitas, divididas em entradas, peixes, carnes, sobremesas e preparações, bases e pequenas receitas, terminando com um glossário que ajuda a compreender o significado de expressões e ingredientes como bringir, deglaciar, mirepoix ou pacojet.

“Uma Cozinha no Porto” | Rui Paula

As fotografias de Nelson Garrido, apostando num close up em detrimento da imagem global do prato, revelam pormenores incríveis como cores, texturas e luminosidade interior, que nos apresentam os pratos como se acabados de criar e servir. Bem-vindos à nouvelle cuisine, onde o esforço e o labor intensos são recompensados, no final, pelo sabor e pela estética.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This