rdb_umbigoPTBlue_header

Umbigo e Ary dos Santos @ PT Bluestation

Em Novembro, a Rua de Baixo "mora" no túnel. Às terças-feiras, há teatro. Os primeiros convidados são os membros da companhia Umbigo

O Umbigo é constituído pelo André Cruz, Ricardo Barceló, Rita Santana e Rogério Paulo. A companhia nasceu em Vila do Conde e contava com elementos que provinham de áreas cénicas variadas. A união dos umbigos fez a força e nasceu o Umbigo – Companhia de Teatro, em Junho de 2007. Três anos mais tarde a Companhia migra até Lisboa e é por aqui que tem desenvolvido trabalho.

Esta companhia apresenta uma oferta ao nível do teatro infantil, contando com três produções: “O dia em que quase não houve natal”, “A menina que detestava livros” e “Os Super Sorrisos contra a bactéria inteligente”. Além disso, o Umbigo criou o projecto “Sala Animada – aprender não custa nada”, que consiste na apresentação de animações teatrais construídas a partir de livros pertencentes ao PNL (Plano Nacional de Leitura).

Perante o convite para participar na agenda da Rua de Baixo para a Baixa-Chiado PT Bluestation, no dia 6 de Novembro, e a companhia respondeu com um sim imediato. “Dizendo e Cantando Ary dos Santos” foi o espectáculo sugerido. Este já passou pelas salas mais diversas, do Centro Cultural de Carnide à Voz do Operário, tendo rumado até ao Auditório Municipal Grandolense e ao Auditório Municipal de Montemor-o-Novo.

Porquê Ary? “A escolha de Ary dos Santos surgiu de forma natural, as suas palavras tem impacto por si só e é sempre um desafio tentar dar uma nova roupagem e interpretação a poemas e canções que todos conhecem e sobre as quais até já têm uma interpretação mais ou menos estabelecida. “Pegar “ nessas palavras de forma “virgem” e dar-lhes um novo sentido, uma nova visão, mais contemporânea e actual sem nunca esquecer ou perder todo o poder emocional, de ruptura, sensualidade e violência que as mesmas representam e com as quais este autor foi capaz de descrever um povo, uma época e um sentimento intemporal” – comunicou-nos Rita Santana, da companhia Umbigo.

No dia 6 de Novembro, pelas 17h, as palavras de Ary dos Santos vão ecoar pelo túnel. Teatro de Palavra, pelas vozes do Umbigo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This