Viva a Festa

Sesimbra presenciou a uma verdadeira explosão electro, cortesia dos belgas Vive la Fête.

Quando se ouve os álbuns deste projecto belga fica sempre no ar uma ideia de que a banda podia ser mais “crua” ou mais agressiva e não tão “melódica”. Parece que existe ali qualquer coisa a prender que não os deixa “explodir”. Embora a voz super sensual, com a utilização da língua francesa como meio de expressão, seja sempre agradável de ouvir, parece faltar aquele impulso mais “pesado” que tanto caracteriza o electro de hoje.

Aos primeiros acordes de “Tokyo”, a música que os deu a conhecer ao mundo, ficou-se logo com a sensação que o que falta aos Vive la Fête em disco está condensado em cima do palco, ao vivo. À porta do grémio um placar assinalava “Lotação Esgotada” e o calor dentro do espaço sesimbrense era quase insuportável. Estavam as condições ideias para uma sessão de destilação ao som do mais puro electro que se pode ouvir. Haviam motivos para festejar.

A banda belga é uma das pioneiras do electro mais “comercial” na Europa. A sua vinda a Portugal serviu para promover o mais recente trabalho, “Grand Prix”, acabadinho de editar entre nós, mas também para recordar alguns dos êxitos que marcaram a sua carreira. Em suma, os belgas vieram a Portugal para se divertir e para animar a malta e colocar todos a dançar. A verdade é que conseguiram.

O concerto foi marcado pela forte e total vertente electro do princípio ao fim. As faixas mais conhecidas foram intercalando com as novas propostas acabadas de editar. A adesão do público foi excelente, enchendo a sala do grémio e participando activamente na festa. Para isso deve também contribuído a imperial que serviu de refrigeração para grande parte dos presentes.

No final do concerto foi possível trocar algumas palavras com os elementos da banda que nos confidenciaram que os três dias passados em Portugal foram “alucinantes” e que vão continuar em digressão por esse mundo fora, “do Brasil ao Japão” a fazer aquilo que realmente gostam de fazer, “tocar ao vivo”.

O grémio continua a dinamizar a vila de Sesimbra com uma programação bastante interessante. Em Maio os convidados vão ser o Norton e em Junho parece que um tal de Tom Barman vai por lá passar. Será que percebi mal? Vamos esperar para ver.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This