3

WipEout Omega Collection | Análise

Vertiginoso, frenético, alucinante!

És fã de velocidade e, por muito que procures, não há jogo que consiga saciar a tua sede de adrenalina? Então aperta bem o cinto de segurança porque está quase aí a vertiginosa WipEout Omega Collection! Trata-se de uma colecção que reúne a versão remasterizada dos dois últimos títulos da série, desenvolvidos pelo Studio Liverpool, encerrado em 2012. São eles, Wipeout HD, bem como a sua expansão WipEout HD Fury e WipEout 2048. Desde 1995 que a série tem marcado uma constante presença em todas as plataformas da Sony e o seu salto para a actual geração de consolas permite que os jogadores possam agora desfrutar destes dois jogos na impressionante resolução de 1080p, na PS4, ou nuns gloriosos 4K, na PS4 Pro. Já a jogabilidade, independentemente do sistema onde decidirem jogar, continua irrepreensível, a uns constantes 60 FPS! WipEout está de volta em toda a sua glória e esplendor, chegou a hora de os veteranos abandonarem a reforma e de novos pilotos deixarem o seu nome na história!

Para quem não sabe, em WipEout os jogadores participam em corridas futuristas, ao comando de naves anti-gravitacionais capazes de alcançar velocidades vertiginosas. A cada uma destas naves corresponde uma equipa e um diferente leque de atributos. Algumas naves trazem consigo a capacidade de atingirem maiores velocidades mas são mais difíceis de controlar, outras trazem consigo um maior poder ofensivo e um escudo mais resistente, pelo meio existem ainda as que têm um leque de atributos mais equilibrado. Com cerca de 46 naves ao nosso dispôr, cabe ao jogador saber escolher a que melhor se adequa ao seu estilo de jogo, ou à pista ou modo em que irá participar.

Por falar em modos, de volta estão Zone, Tournament, Speed Lap, Time Trial e Single Race, de WipEout HD, Zone Battle, Eliminator e Detonator de Fury e o Career Mode de WipEout 2048. 9 modos, 9 abordagens às 26 pistas presentes nesta colecção em corridas de cortar a respiração. A acção que decorre no nosso ecrã é frenética e não vai deixar nenhum fã do género indiferente. Dobrar curvas e contra-curvas a alta velocidade, acelerar ao encalço de um alvo para abater, ou realizar manobras para me esquivar de projécteis continua a ser uma experiência alucinante e é impressionante como em 2017, anos após o lançamento da primeira entrada na série, esta colecção me faz sentir como se estivesse a jogar a um novo WipEout.

Para esse efeito, além da sua jogabilidade intemporal contribuem ainda dois factores. O primeiro é o que nos salta imediatamente à vista que é o grafismo. Esta remasterização foi levada a cabo de forma exemplar e confere uma nova vida às pistas que os veteranos mal podem esperar por revisitar e os novatos por conhecer pela primeira vez. Todas elas surgem mais ricas e detalhadas, a assentar ainda mais na temática futurista sci-fi que tão bem caracteriza a série e prontas para uma vez mais testarem ao limite a capacidade de reacção dos jogadores. Claro que tudo isto se traduz também para as naves que iremos conduzir. Todas elas receberam o mesmo tratamento, de tal forma que agora, pela primeira vez, podemos ler algumas das linhas de texto presentes nos seus decalques. A sua condução a alta velocidade, além de alucinante ganha todo um novo e muito bem-vindo esplendor visual.

O segundo factor assenta na banda sonora que dispensa quaisquer apresentações. Quem já é fã da série sabe o indescritível que é, a sensação de correr a centenas de quilómetros por hora ao som de Firestarter dos The Prodigy (WipEout 2097 para a PSX), por exemplo, contornando os mais diversos obstáculos rumo à linha da meta. A banda sonora que tem vindo a dar ritmo às várias entradas na série tem sido um constante sinónimo de qualidade e escusado será dizer que o mesmo acontece nesta WipEout Omega Collection. Ao todo, os jogadores poderão contar com uma impressionante banda sonora, composta por 28 músicas. Algumas marcam o regresso de jogos anteriores mas há ainda espaço para algumas novidades.

Ao reunir WiPEout HD, Fury e WipEout 2048 num só jogo, conteúdo não falta para quem quiser desfrutar desta experiência a solo, em split-screen com familiares e amigos, ou até mesmo Online com desconhecidos. Ao tomar de assalto a nossa sala de estar com a sua jogabilidade alucinante, uma banda sonora de excelência e um grafismo sem precedentes, WipEout mostra que ainda tem argumentos que lhe permitem rivalizar com os demais jogos do género. Escolhe a tua equipa, aperta bem o cinto de segurança e acelera a fundo rumo à vitória!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This