“Os Negros” de Jean Genet 1

No Teatro Nacional São João, Porto – de 15 de Setembro a 8 de Outubro

O início da temporada no TNSJ dá-se com “Os Negros”, primeira peça do escritor e dramaturgo francês Jean Genet, editada em 1959, a estrear-se em Portugal. A encenação do texto ficou a cargo de Rogério de Carvalho que escolheu para o efeito um conjunto de actores negros, provenientes de diversos países da África lusófona, com o objectivo de obter uma multiplicidade de sotaques possíveis na língua portuguesa.

Contemporâneo de Jean-Paul Sartre, Jean Cocteau ou Pablo Picasso, com quem activamente conviveu, Jean Genet dedicou a sua escrita aos ambientes socialmente mais obscuros e marginais, debruçando sobre temáticas como a criminalidade ou as relações homossexuais. Na verdade, o próprio autor havia passado por momentos difíceis durante a sua juventude, obrigando-o a enveredar por actividades menos lícitas, resultando numa percurso de vida bastante atribulado: aos dez anos de idade é acusado de roubo; parte da sua adolescência é passada num reformatório; aos 19 anos alista-se na Legião Estrangeira, acabando mais tarde por desertar; durante a década de 1930 é por diversas vezes detido em vários países europeus. Assim, acaba por ser natural que parte da obra literária e dramaturgica de Genet se baseia nas suas próprias vivências.

Adoptando uma postura muitas vezes rebelde e radical, este autor esteve ainda, desde o Maio de 68, envolvido em múltiplas lutas políticas, tendo-se inclusivamente aproximado de movimentos revolucionários como os dos Black Panthers ou das lutas pela libertação da Argélia ou da Palestina. Em 1986 acaba por falecer em Marrocos, vítima de cancro, sendo a sua obra uma fonte de inspiração para diversos cineastas, escritos e músicos – por exemplo, John Zorn presta em “Elegy” (1991) tributo a Jean Genet. Esta é pois uma excelente oportunidade para o público português familiarizar-se com a obra deste livre-pensador francófono, entre nós ainda bastante desconhecida!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This