índice

2º aniversário do Cinema Ideal

O Cinema Ideal faz dois anos no próximo dia 28 de Agosto. Para celebrar esta data, de 25 a 31 de Agosto, o Ideal terá uma semana com 21 sessões de entrada gratuita*, com 20 dos melhores filmes que lá foram estreados ao longo de dois anos. Um dos filmes, exibido na terça-feira,  dia 30, será escolhido por votação online dos espectadores).

Filmes portugueses, filmes europeus e do resto do mundo, documentários, clássicos e para miúdos, esta semana será também um espelho do que de melhor teve a programação do cinema ao longo destes dois anos.

Ao longo de dois anos, o Cinema Ideal estreou trinta e cinco filmes portugueses, de todos os géneros e gerações. Manoel de Oliveira, Paulo Rocha e José Fonseca e Costa, de Jorge Silva Melo e João Botelho, de João Canijo, Joaquim Pinto, Pedro Costa, de Manuel Mozos e Margarida Cardoso, João Pedro Rodrigues, Sérgio Tréfaut e Bruno de Almeida, de Miguel Gomes e João Nicolau, de João Salaviza e Gabriel Abrantes, uma lista com os melhores cineastas portugueses.

Foram apresentados filmes de Jean-Luc Godard ou Mike Leigh, de Jafar Panahi ou Woody Allen, de Alain Resnais ou Ettore Scola, de Apichatpong Weerasethakul ou Hou Hsiao-Hsien, mas sobretudo muitos realizadores estreantes ou pouco conhecidos e vindos de toda as partes do mundo.

Fizeram reposições de John Ford, Charlie Chaplin, Nicholas Ray e Stanley Kubrick. Mostraram cinema de ficção e documentário, animação e curta-metragem, em mais de uma centenas de filmes e quase quatro mil sessões… e trabalharam ainda com os festivais de cinema (DOC, o INDIE, a MONSTRA, o TEMPS D’IMAGES). Organizaram sessões com e para escolas, com e para a Junta de Freguesia e a Misericórdia de Lisboa, para os vizinhos, os miúdos e os jovens, e os mais desfavorecidos.

E é isto que o Cinema Ideal quer comemorar, oferecendo aos espectadores, ao bairro e à cidade de Lisboa, uma semana muito especial, com 21 sessões de entrada gratuita*

No domingo, 28 de Agosto, dia do aniversário, poderemos ainda assistir a um momento muito especial com um concerto de JP Simões, no Salão Ideal (às 19:00 horas, entrada livre, lotação limitada a 40 pessoas), antecedido de uma Happy Hour das 18:00 às 19:00 em que todos estão convidados a vir brindar connosco. Às 18:45 desse domingo, haverá também a antestreia de um filme muito especial.

Durante esta semana, continuará ainda em exibição o filme “Regresso a Ítaca” de Laurent Cantet – diariamente às 20:45 e 22:30 – e também ele ao preço único especial de aniversário de 5€.

PROGRAMA
diariamente às 14:00, 17:00 e 18:45

Quinta, 25
E AGORA? LEMBRA-ME Joaquim Pinto
45 ANOS Andrew Haigh
O SAL DA TERRA Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Sexta, 26
MOMMY Xavier Dolan
MONTANHA João Salaviza
OS CARTOONISTAS Stéphanie Valloatto

Sábado, 27
OS MAIAS João Botelho
O ESPÍRITO DE ’45 Ken Loach
O PAÍS DAS MARAVILHAS Alice Rohrwacher

Domingo, 28
AS MIL E UMA NOITES – VOL. 3 Miguel Gomes
A QUIMERA DO OURO Charlie Chaplin
ANTESTREIA

Segunda, 29
PORTUGAL – UM DIA DE CADA VEZ João Canijo
A NOITE CAIRÁ Andre Singer
GETT Roni e Shlomi Elkabetz

Terça, 30
TIMBUKTU Abderrahmane Sissako
FILME ESCOLHIDO POR VOTAÇÃO DOS ESPECTADORES
TAXI de Jafar Panahi

Quarta, 31
AMAR, BEBER E CANTAR Alain Resnais
OS VERDES ANOS Paulo Rocha
JOÃO BÉNARD DA COSTA – OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI Manuel Mozos
*as sessões de entrada gratuita realizam-se todos os dias às 14:00, 17:00 e 18:45, e os bilhetes / entradas podem ser levantados na bilheteira no próprio dia
– salvo para a sessão das 14:00 que pode ser levantado na véspera

– número máximo de 2 bilhetes/entradas por pessoa



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This