A sede pelo Poder

Um retrato dos primeiros anos de reinado de Luis XIV. Em cena no Teatro Municipal de Almada.

A cidade de Almada sempre foi caracterizada pela sua forte ligação à cultura, principalmente às artes de palco. Anfitriã de um dos mais importantes festivais de Teatro nacionais, a cidade de Almada e a sua companhia sempre serviram de alavanca promocional de uma arte que muitas vezes parece esquecida.

Pelo palco do Teatro Municipal de Almada já passaram alguns dos grandes nomes da nossa “praça” e continuam a formar-se actores que irão salvaguardar o futuro da representação em Portugal. É neste “misto” de juventude e de experiência que se encontra em cena “Poder” de Nick Dear.

O pequeno, mas muito agradável, Teatro de Almada é palco de alguns dos episódios que marcaram os primeiros anos de reinado de Luís XIV, principalmente a forma como a procura de riqueza e de “poder” pode corromper e alterar a vida de cada um.

Em cerca de 2 horas de espectáculo passam pelo palco algumas das figuras que marcaram o início de reinado de Luís XIV, brilhantemente interpretado pelo jovem Bruno Martins. Assim, ficamos a conhecer a sua mãe, Ana de Áustria (interpretada por Teresa Gafeira), conservadora, preocupada com a imagem do reino e com o seu bem estar; o seu efeminado irmão Filipe de Orleães (Rui Neto); Henriqueta de Inglaterra (Joana Fartaria), esposa por conveniência de Filipe e amante dos prazeres carnais; Luisa de La Valliére (Kjersti Kaasa), criada de Henriqueta e posterior amante de Luís; Jean-Baptiste Colbert (Francisco Costa), contabilista do reino e principal responsável pela queda do comissário Nicolas Fouquet (Marques D’Arade), que acaba a peça preso e em total desgraça.

O espectáculo gira em torno desta vida real francesa, onde a constante disputa pelo “poder” dominante e da riqueza mostra-nos a outra face da governação, feita de mentiras, de vaidades, de traições e de muita luxúria.

Um último comentário sobre o guarda-roupa de época utilizado e pelo excelente enquadramento realizado, através da musica e de outros acessórios (até dois falcões voaram no palco).

“Poder” está em cena até ao próximo dia 15 de Maio no Teatro Municipal de Almada, de Quinta a Sábado às 21:30 e ao Domingo às 16 horas. Uma excelente sugestão para aprender e entreter.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This