aquiEmLisboa

“Aqui, em Lisboa”

Episódios da Vida de uma Cidade

“Aqui, em Lisboa” é um filme composto por quatro partes realizadas por diferentes realizadores a convite do festival de cinema IndieLisboa. As primeiras partes apresentam-nos um cariz mais documental e à volta da questão do turismo e do quotidiano simples e corriqueiro das pessoas ligadas a este sector. As seguintes levam-nos para o campo do surreal, até mesmo do onírico com alguma comédia absurda com tamboris falantes ao molho!

O não haver coerência nestas quatro partes não afecta a qualidade da produção destas ideias sobre os episódios da vida na cidade de Lisboa. No entanto, parece ter havido uma preocupação, de um modo crescente, na organização das partes começando por algo simples e calmo para terminar numa festa de ilusões de óptica e de aves embalsamadas. O que se torna comum a todas as partes é a escolha do elenco, cujos actores fazem aparições em diversos momentos das partes constituintes deste filme. O experimentalismo habitual do cinema independente é notório a vários níveis desde os planos ao contraste de luz, passando pela sincronização do som com a imagem e pelo tratamento (edição) da própria imagem.

São quatro diferentes perspectivas, quatro diferentes histórias e quatro diferentes ideias  que nos mostram que uma cidade inspiradora como a de Lisboa pode ser tudo aquilo que desejarmos que seja.

Ficha Técnica

Documentário, Ficção, 2015, 88′, DCP
Argumento: Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes, Marie Losier
Fotografia: André Santos, Diogo Costa Amarante, Jorge Quintela, Rui Xavier
Som: Marco Leão, Rafael Cardoso, Miguel Cabral

Com: Francisca Castillo, João Canijo, Carloto Cotta, Cláudia Leal, Martinho de Jesus, Joana de Verona, Patrícia Leal, Carloto Cotta, Sónia Balacó, Gabriel Abrantes, Filipa Anika, David Phelps, Cláudia Jardim, Joana Barrios, Natxo Checa, Norberto Lobo, Deborah Krystal, Cindy Scrash, Alda Cabrita, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, Simon Damour, Carlos Conceição, Bernardo Lacerda, Antoine Barraud, Didier D’Abreu, Pedro Pereira, Eduardo Moreira

Produtor: Miguel Valverde
Produção: IndieLisboa – Associação Cultural
País: Portugal



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This