rdb_BFF12LX_header

Bicycle Film Festival volta a Lisboa

O Bicycle Film Festival (BFF) - maior evento global ligado à cultura da bicicleta - celebra, este ano, o seu 12º aniversário, estando presente em 25 cidades em todo o mundo

De 1 a 3 de Novembro, o Bicycle Film Festival – organizado no nosso País pela POST – volta a Lisboa, pelo quarto ano consecutivo, e realiza-se em diversos locais, entre o Auditório Carlos Paredes, em Benfica, e o renovado Largo do Intendente. Para além da exibição de 28 filmes de 16 países, o programa inclui passeios e corridas de bicicleta, um torneio internacional de bike polo, bike sprints e festas.

O BFF inaugura, dia 1, pelas 14h00, com uma street party – que convida todos os participantes e adeptos a trazerem bicicleta, skate, patins ou trotinete para o Largo do Intendente – e a corrida de ciclorientação urbana LX Alleycat. Para todos os que quiserem experimentar, estarão disponíveis minibikes, batidos a pedal e tall-bike.

Nos dias 2 e 3 de Novembro, decorre o torneio internacional de bike polo “November Sun”, no ringue António Livramento, em Benfica. É o segundo torneio internacional realizado em Lisboa, onde vão participar cerca de oito equipas de Portugal (Porto e Lisboa), Espanha (Madrid, Barcelona e Saragoça) e Itália (Vicenza). Como o nível de jogo das equipas é variado, está garantida uma mistura inflamada de garra versus experiência. O histórico ringue semi-coberto será a arena onde tudo se decidirá. A entrada para os jogos é gratuita. Dia 2, a animação continua com mais uma festa BFF no Armazém 13, em Benfica, pelas 23h, onde haverá performances artísticas e a dupla de DJ’s Orange Evolution. Dia 3, a meia-noite é marcada com uma midnight ride que parte de Benfica (da sala de cinema) até ao local da festa de encerramento.

A festa de encerramento, em local a anunciar, realiza-se com muita música, djs e bike sprints à mistura (competição onde os participantes correm a par, num sistema de bicicletas sobre rolamentos especialmente concebido para o efeito, conectado a um dispositivo “virtual” de controlo de distância e velocidade. Nas provas mais rápidas e intensas, os corredores chegam a atingir mais de 60 km/h.). A participação é aberta a todos.

A edição de 2012 do BFF conta com um cartaz que exibirá mais de duas dezenas de filmes dedicados à temática das bicicletas, destacando-se as longas: “Bikes, Bread and Wine: L’eroica”, do italiano Morgan Bertacca, que apresenta a essência da época dourada do ciclismo; “Line of Sight”, do americano Benny Zenga, 60 minutos dedicados à interpretação de algumas das melhores imagens captadas por Lucas Brunelle nas provas alleycat; e ainda o documentário “Ras Tailteann Men of the Ras”, do irlandês Sean O Cualain, que conta a história de uma das mais importantes instituições desportivas da Irlanda.

Presente em cidades como Paris, Londres, Nova Iorque, Tóquio ou Sidney, o BFF teve mais de 225 mil participantes em 2011, enquanto espaço privilegiado de exibição de filmes inéditos, com concertos, festas de rua, exposições, passeios e provas de bicicletas. O Festival orgulha-se de ter apresentado e contribuído para a divulgação de obras de cineastas e autores de diversas áreas, incluindo artistas emergentes ou personalidades reconhecidas como Albery Mavles, Spike Jonze, Mike Mills, The Neistat Brothers, Michel Gondry ou Tom Sachs.

O BFF assume-se como mostra não competitiva, e aceita candidaturas sem restrições de género ou duração. As obras seleccionadas são exibidas no circuito mundial que integra uma programação transdisciplinar, celebrando a bicicleta pelo cinema, música e artes.

Os bilhetes custam 4€ (cada sessão) e os passes 20€ (acesso a todas as sessões de filmes, festas, actividades e desconto de 40% na t-shirt oficial). Mais informações e reservas: lisboa@bicyclefilmfestival.com | www.bicyclefilmfestival.com/lisbon

EM CARTAZ NO BFF12

 

“BIKES, BREAD AND WINE: L’EROICA”

Itália 2011 | HD 41 min.

Realizador: Morgan Bertacca

“A prova italiana de bicicletas antigas de corrida é uma clássica. Pedalando por estradas de gravilha com bicicletas dos anos 80, camisolas de lã e alimentados a vinho e comida italiana refinada, a gloriosa corrida L’Eroica capta a essência da época dourada do ciclismo.” – The Guardian

O filme acompanha as grandes glórias do passado e alguns entusiastas mais novos, num magistral retrato desta corrida e paisagens mágicas.

“LINE OF SIGHT”

EUA 2012 | 16mm & HD 60 min.

Realizador: Benny Zenga

Durante mais de uma década, Lucas Brunelle viajou pelo globo para filmar as provas alleycat, corridas de estafetas de bicicleta a alta velocidade pelas ruas das maiores metrópoles mundiais, usando câmaras acopladas ao seu capacete. “LINE OF SIGHT” reúne 60 minutos das melhores imagens captadas por Lucas Brunelle.

LINE OF SIGHT – Official Trailer from Zenga Bros on Vimeo.

“RAS TAILTEANN MEN OF THE RAS”

Irlanda 2011 | HD 52min.

Realizador: Sean O Cualain

Filme documentário que conta a história de uma das mais importantes instituições desportivas da Irlanda: a corrida The Rás Tailteann. Iniciada em 1953, o seu objectivo passava por simbolizar as aspirações nacionalistas dos seus organizadores e promover a cultura irlandesa num período de acesa divisão política e desportiva. Combinando filmagens contemporâneas e raridades de arquivo, desportivo e social, o filme conta ainda com testemunhos na primeira pessoa de personagens distintas e fascinantes – ciclistas e organizadores, comentadores, fãs e críticos. A Rás Tailteann é um conto extraordinário sobre a política na guerra civil e a corrida que lançou as carreiras dos maiores ciclistas da Irlanda.

Hoje, a Rás é um dos grandes eventos do ciclismo onde figuram anualmente várias equipas internacionais. A história tumultuosa desta prova oferece ainda uma visão paralela única sobre a evolução cultural e política da Irlanda nos finais do século XX – um panorama revelador desde os anos 50 aos dias de hoje. Na Irlanda, como veremos, a linha que separa o desporto da política é muito ténue.

Sobre o Bicycle Film Festival

O Bicycle Film Festival surgiu da vontade inicial de Brendt Barbur, fundador e actual director do evento que, após ter sido atropelado por um autocarro enquanto pedalava pelas ruas de Nova Iorque, decidiu transformar o seu doloroso acidente numa experiência positiva para si e para os outros. Barbur deu início ao Bicycle Film Festival em 2001 e, desde então, afirmou-se como o maior evento global celebrando a bicicleta pela música, arte e cinema. O Bicycle Film Festival tem sido um poderoso catalisador do ciclismo urbano, e uma das mais relevantes forças culturais emergentes da última década. O BFF assume este legado e propõe-se alargar o seu impacto benéfico a um número crescente de participantes e cidades em todo o mundo.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This