abbas_0-compressed

Cinema Ideal – 7 a 13 de Julho

Uma semana de homenagem a Abbas Kiarostami

Em homenagem ao realizador Abbas Kiarostami, o Cinema Ideal irá repor duas obras do cineasta: Shirin será exibido às 15h00 nos dias 7 (quinta-feira), 9 (sábado), 11 (segunda) e 13 (quarta) de Julho. Like Someone in Love será exibido às 15h00 no dias 8 (sexta), 10 (domingo) e 12 (terça) de Julho.

Em “Shirin”, cento e catorze actrizes iranianas e uma actriz francesa: espectadoras mudas da representação teatral Khosrow e Shirin, um poema persa do século XII, encenado por Kiarostami. O desenvolvimento do texto – que sempre apaixonou os espectadores na Pérsia e no Médio Oriente – permanece invisível para o espectador do filme. Toda a história é contada pelos rostos intensos e belos das mulheres que assistem ao espectáculo. Um mapa de ricas e pungentes emoções. É um trabalho “fora de campo” levado ao limite.

“Like someone in love” conta a história de uma jovem mulher e um velho que se encontram em Tóquio. Ela não sabe nada sobre ele, ele pensa que a conhece. Ele recebe-a em sua casa e ela oferece-lhe o seu corpo. Mas a teia que se tece nas vinte e quatro horas seguintes supera as circunstâncias do seu encontro.

Estreia esta semana “Chevalier”, de Athina Rachel Tsangari, um filme de amigos sem os amigos. Em pleno mar Egeu, num iate de luxo, seis homens, numa viagem de pesca, decidem jogar um jogo. Durante o jogo, comparar-se-ão coisas. Medir-se-ão coisas. Estraçalhar-se-ão canções e testar-se-á sangue. Amigos tornar-se-ão rivais e rivais ficarão famintos. Mas, no final da viagem, quando o jogo tiver acabado, o homem que vencer será o melhor homem. E ostentará, no mindinho, o anel com timbre vitorioso: o “Chevalier”.

Esta obra esteve presente no Festival de Toronto – Selecção Oficial, Festival de Locarno – Selecção Oficial, Festival de Londres – Prémio Melhor Filme e ainda no IndieLisboa – Selecção Oficial.

Ainda em exibição está “O que está para vir”, às 16h55 e “Olmo e a Gaivota”, às 20h35. No próximo sábado, dia 9 de Julho, temos ainda a penúltima sessão da Monstrinha de Verão: curtas infantis, às 12h.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This