Clicklight

Clicklight

"Clicklight" é um projecto de três foto-jornalistas: Paulo Vaz Henriques, Paulo Alexandrino e Clara Azevedo

Uma agência de fotografia e foto-jornalismo: eis Clicklight. O objectivo é retratar histórias da sociedade actual sob o ponto de vista social. Tendo em conta que, hoje em dia, as reportagens dos jornalistas estão muito caras, Paulo, Clara e Paulo procuram, com os seus próprios fundos, fazer reportagens que não são solicitadas pela imprensa. Utilizam as redes sociais (facebook, twitter, instagram) para divulgar, no imediato, aquilo que se passa, nas ruas. Assim foi com grande parte das manifestações que aconteceram no último ano, em Portugal.

Nunca houve tantas manifestações em Portugal como as que se registaram nos últimos dois anos. E o Clicklight fez check in em muitas delas. Quem é que vai às manifestações? “Há uma diversidade enorme de pessoas que estão nas manifestações; é muito evidente que as pessoas deixaram de ficar em casa e saem à rua para mostrar a indignação”, diz-nos Paulo Vaz Henriques.

Numa manifestação o ambiente nem sempre é fácil. Fisicamente, o jornalista tem que procurar movimentar-se na multidão e fazer um exercício de isenção. “No meio de tudo isto há que proteger a nossa integridade física”- diz-nos Paulo. “Notamos que há muita tensão acumulada e que há presença de pessoas que têm intenção de provocar violência”. Essa intenção é acompanhada, também, por algum desespero. “A experiência vai ditando até onde é que podemos ir e permite-nos ter noção do risco que existe à nossa volta”.

“Procuramos histórias de pessoas, que retratem a sociedade actual; sobretudo procuramos histórias de esperança. E fazê-lo sem que a dignidade de quem está a viver a história, na primeira pessoa, não seja perdida”, diz-nos Paulo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This