bacalhau

Paulo Laureano apresenta o vinho ideal para acompanhar pratos de bacalhau

Vinho nasce após vários testes com pratos de bacalhau da Noruega confeccionados pelo chef Vítor Sobral

O reconhecido enólogo Paulo Laureano apresentou o vinho “Bacalhau” Escolha Tinto e Branco. “Qual será o vinho recomendado para acompanhar bacalhau, tendo em conta que há tantas receitas diferentes?” foi a premissa que lançou o desafio de criar um vinho perfeito para acompanhar este prato tão típico português.

Há vários anos que se tentava encontrar uma resposta simples para esta questão, pelo que Paulo Laureano sugeriu que se fizessem testes para se identificarem sabores e talvez encontrar a fórmula ideal. Depois de oito receitas de bacalhau preparadas pela equipa do chef Vítor Sobral, dois dias intensos de provas por parte de gastrónomos, cozinheiros, escanções e jornalistas, chegou-se ao resultado final.

No primeiro dia foram testados 4 vinhos brancos e quatro vinhos tintos, representativos das várias regiões vinícolas portuguesas. No segundo dia, após eliminação, sobraram dois vinhos bancos e dois vinhos tintos. Os testes foram repetidos duas vezes para se chegar a uma validação real dos resultados. Foram analisadas 13824 respostas.

“Foram analisadas todas as respostas. Eliminaram-se os vinhos com maior discrepância de resultados e chegou-se aos dois, um tinto e um branco, que mostraram a maior consensualidade entre o painel de provadores. Penso que o objectivo foi atingido”, refere o enólogo Paulo Laureano.

Vítor Sobral, Hélio Loureiro, Henrique Sá Pessoa, Teresa Vivas, Fernando Melo, Paulo Alves, João Paulo Martins, Duarte Calvão, José Carlos Rodrigues, Ricardo Castilho, Rudolfo Tristão, Bella Mazano, Oyvind Jensen, Katrine Rypeng, Christian Nordahl, Leora Levi e Paulo Laureano foram os membros do júri desta prova.

O resultado final está agora disponível pelo pvp de 15,99€ no caso do tinto e 12,99€ no caso do branco, nos habituais pontos de venda da marca.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This