rdb_artigo_cutlergross

Cutler and Gross

Irreverência e inspiração nostálgica distinguem a marca londrina que há já 39 anos revoluciona o mundo da óptica! Vintage Sunglasses? This way, please.

O passado está cada vez mais presente nos nossos dias (irónico quando se acaba de começar um novo ano…). Refiro-me à roupa, ao calçado, aos acessórios e, sem sombra de dúvida, quando se fala em óculos de sol. A verdade é que a moda com um toque Vintage nos oferece uma vasta oferta na escolha de óculos de sol, nos diverte a alma ao usá-los e garante ao nosso guarda-roupa uma personalidade verdadeiramente única!

Desde os óculos de grandes formatos, típicos nas imagens das estrelas de Hollywood dos anos 50/60, passando pelo clássico estilo aviador da II Guerra Mundial, pelos sedutores formatos olhos de gato das pin-up girls, as armações de plástico coloridas e as lentes degradet dos anos 60, até ao lookgeek“, que continua a ser uma das escolhas mais irreverentes e audazes. Existe tanta variedade, tantas possibilidades, que talvez por isso exista também tanta devoção ao Vintage style quando nos referimos a óculos de sol.

O grande drama é encontrar um par Vintage credível e de qualidade por entre as marcas dos estilistas habituais vendidos nas lojas portuguesas. Que a minha querida Dolce&Gabbana me perdoe, assim como Prada, Dior, Gucci ou Chanel. Eles são os melhores no seu core business, os seus desfiles de moda fazem-nos sonhar e inspiram-nos as compras diárias, mesmo que não consigamos alcançar as suas peças. Mas no que se refere a óculos de sol… as suas colecções passam, na sua grande maioria, de exclusivas para excessivamente comerciais e muito menos criativas que as suas colecções de roupa.

Quando o tema é óculos de sol há dois nomes que se destacam por detrás das inúmeras marcas existentes no mercado: Cutler and Gross – a marca londrina de Graham Cutler e Tony Gross que veio revolucionar o mundo da óptica pela capacidade de levar os óculos de um simples “mal necessário”, por questões de saúde, a um acessório-chave de moda.

A qualidade, inovação e originalidade do design das armações da Cutler and Gross, assim como os materiais e cores seleccionadas para cada colecção revelam que esta marca tem, não só a capacidade como, o dom único de invocar a imaginação de quem os usa e de quem os vê usar. Nada é deixado ao acaso e o resultado final é o espelho do esforço e paixão que a sua equipa criativa e os seus fundadores empenham em cada par de óculos que concebem. As suas criações são objectos de verdadeiro desejo e paixão reflectidos nos temas das suas colecções.

Depois de uma colecção de Outono/ Inverno ’08 inspirada nas imagens emotivas do filme de culto “Belle de Jour”, dirigido por Luis Buñuel – no qual a personagem principal, Severine, vive uma vida dupla entre as tardes passadas num bordel de classe alta e a sua vida aborrecida de dona de casa. Uma história de amor vivida entre a fantasia e a realidade que motivou a Cutler and Gross a desenvolver uma colecção feminina repleta de mistério, sedução e glamour e uma clássica e cavalheiresca colecção masculina, nas quais os materiais e as cores garantiram a modernidade a estas colecções Vintage. Apresenta agora a colecção Primavera/ Verão ’09 onde os modelos, que nos vão certamente fazer sonhar, têm como musa a fascinante Grace Kelly e a sua história de vida de encantar: o ícone de cinema de Hollywood que casou com o príncipe do Mónaco (Rainier III) para viver um amor digno de um conto de fadas.

Os hábitos deste mediático e apaixonado casal dos anos 50/60 de nadar, andar de iate e fazer cruzeiros pelo mediterrâneo, influenciaram as escolhas da equipa de design da Cutler and Gross a utilizar cores e materiais que recordam os decks dos barcos, como o ébano ou a teca, e reproduzem nas suas armações as várias tonalidades turquesa, azul profundo ou púrpura vivo do mar de Côte d’Azur, através do recurso à concha de Abalone.

O preto e o menta mesclado, assim como uma palete de verde jade, ébano e rosa palácio atravessam também esta colecção que nos transporta para as temperaturas elevadas das ilhas paradísiacas para este Verão sonharmos em grande estilo com uma vida de príncipes e princesas.

Toda a essência de Grace Kelly, a sua beleza, elegância, estilo “chic” e sempre up-to-date no que se refere à indumentária, em especial aos óculos de sol que usava diferentes em cada dia, é captada numa colecção verdadeiramente luxuosa e intemporal.

Em todas as colecções a Cutler and Gross surpreende, ultrapassa-se, arroja e rompe com o que se tem feito até ali e com o que se está a fazer no momento em todas as outras marcas. A sua marca é única, distingue-se simplesmente pelas suas criações que não são rotuladas com um logótipo para não serem identificadas. Os seus seguidores são inúmeros, estão por toda a parte e são de lado nenhum; o que os une é a busca pela perfeição e estilo distinto, o prazer de transportar o passado para a época contemporânea e a vontade de ser diferente dos outros e iguais a si próprios.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This