rdb_artigo_retrosuperfuture

Retro Super Future

Super glasses. Revisão dos wayfarer, catalputados para a fama através da música: Kanye West, Daft Punk, Who Made Who, Justice, Pedro Winter, Simian Mobile Disco, não os dispensam.

Ainda me lembro perfeitamente de quando na minha escola os “betos” usavam wayfarers Vuarnet e jurava (porque era do contra) que nunca na vida ia comprar uns. Hoje em dia, quem não tem uns, sejam de sol ou de vista, está completamente “out”.  Os wayfarers já estão entre nós há décadas. O meu avô tinha uns, a minha mãe tinha uns e agora até eu tenho uns SUPER.

Para quem não sabe, os wayfarers são um modelo de óculos de sol e de vista, originalmente criados pela Ray-Ban. Começaram a ser mais conhecidos a partir de 1961, depois de serem usados pela Audrey Hepburn no filme “Breakfast in Tiffany’s”. Diz-se que são o modelo de óculos mais vendido da história, lado a lado com o modelo “aviador”.

Mas a marca de que lhes vamos falar este mês é a SUPER, a que todos os trendsetters desejam ter. Muitos artistas e celebridades já foram vistos com óculos de sol SUPER: Kanye West, Daft Punk, Who Made Who, Justice, Pedro Winter, Simian Mobile Disco, CSS, St. Vincent, The Kills, Elio Fiorucci, Sienna MIller, Jessica Alba, Valentino Rossi, Neon Neon e muitos outros.

A SUPER by RETROSUPERFUTURE®, nasceu em 2007 em terras italianas pelas mãos de Daniel e Simon Beckerman (criadores das famosas PIG Magazine e PIG Radio) e pelo fotógrafo de moda Michael Beolchini.

A ideia surgiu quando Daniel Beckerman se deu conta de que o mercado dos óculos de sol e de vista estava ocupado pelas grandes marcas de roupa como D&G, Armani ou Gucci, entre outras. Todos os óculos eram mais ou menos iguais a nível de paleta de cores (pretos, cinzentos, castanhos e alguns brancos ou vermelhos). Com o objectivo de encontrar uns óculos para um público mais “alternativo” (incluindo-se a si e os seus amigos) decidiu criar a SUPER.

Daniel e Simon Beckerman juntaram-se a Beolchini (um amigo seu que tinha a particularidade de ter um par de óculos dependendo do seu estado de espírito) e começaram um grande trabalho de investigação, especialmente nos Flea Markets. E foi aí que encontraram a sua inspiração. Viram de que óculos gostavam mais, mas também que eram de má qualidade e que a protecção das lentes era pouca ou inexistente.

Foi a partir de aí que tudo começou. Nasceu a SUPER com a ideia principal de oferecer um produto inovador, de qualidade e ao melhor preço. Começaram por produzir óculos de sol de várias cores com a qualidade das lentes Zeiss garantindo um alto nível de protecção da vista e os aros feitos a partir dos melhores materiais. Todos os SUPER são “hand made” numa pequena fábrica em Itália onde se transformam os clássicos wayfarer em “must-haves” de qualquer temporada.

O resto é história. Assim que a SUPER começou a sua venda ao público foi um sucesso imediato. Saíram centenas de artigos sobre a marca nas principais revistas de tendências: Vogue (EUA), i-D (Inglaterra), WAD (França), NY Times (EUA), People Style Watch (EUA) e em blogs por tudo o mundo, agora inclusive na Rua de Baixo.

Do look geek ao mais futurista, na SUPER vais encontrar, de certeza, uns óculos que não vais resistir a comprar.

Com a Primavera aí e com a previsão de um Verão solarengo, o melhor é começar já a pesquisar o site. Escolha não falta.

As colecções da Super dividem-se em várias categorias, cada uma melhor que a outra. Os Classics onde os clássicos wayfarer são readaptados com lentes e aros de várias cores: desde os transparentes passando pelos fluorescentes até aos mais clássicos: os pretos. Os Flat Top, um twist Classics com uns aros um pouco mais largos. Uns óculos com um look simples e clean. Para um look mais “modern geek”, os novos Ciccio, uma colecção com óculos de vista, à base de linhas extra-large, extra-strong, extra-thick; os Ciccio Flat Top, uma readaptação dos Ciccio originais. E, finalmente, os Specials que são fruto de colaborações da SUPER com artistas e outras marcas. Colaboraram com a Barneys NY, a marca italiana VNGRD, a novaiorquina Alife, o site de moda High Snobiety e a loja Caliroots. Vale a pena ver esta colecção de edição limitada.

Hoje a SUPER by RETROSUPERFUTURE® vende-se em mais de 350 lojas em todo o mundo como: Paris, Nova Yorque, Milão, Boston, Los Angeles, Londres e muitos outros. Mais perto de nós, vende-se em Madrid ou em Cádiz. Mas pelo sim pelo não, o melhor é ir directamente ao site da marca e comprar, porque a maior parte das colecções da SUPER são de edição limitada. Boas “super-compras”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This