David Liebman e Mário Laginha Novo Trio | Jazz na Culturgest

No âmbito da reunião anual da IASJ (International Association of Schools of Jazz) o Hot Clube de Portugal e a Universidade Lusíada propõem um concerto inédito e irrepetível: o encontro de DavidLiebman com o Mário Laginha Novo Trio. Liebman, para além de ser o fundador e diretor artístico da IASJ, é, com mais de 40 anos de carreira, um dos grandes nomes da história do jazz. Na sua fase de aprendizagem, ainda nos anos 70, fez parte dos grupos de Elvin Jones e Miles Davis. Desde então passou a liderar as suas próprias bandas, onde tocaram e tocam famosos artistas como John Scofield, Richie Beirach, Billy Hart, JohnAbercrombie e muitos mais. Gravou mais de 500 discos como líder ou colíder. Em 2011 o NationalEndowement for the Arts atribui-lhe o Masters of Jazz Award, a mais alta distinção concedida pelo Governo dos EUA a um músico de jazz.

Liebman dedica-se também à educação, sendo um orador de renome e produzindo numerosos DVDS e livros educativos, traduzidos para várias línguas – nomeadamente “Self Portrait of A Jazz Artist”,”AChromatic Approach to Jazz Melody and Harmony” e “Developing A Personal Saxophone Sound”.

O saxofonista promove a integração das várias linguagens jazzísticas, dando especial importância ao jazz feito no país que acolhe o encontro da IASJ. Daí o convite ao Mário Laginha Novo Trio, o grupo que o grande pianista português estreou em 2013 na Culturgest, introduzindo no jazz a guitarra portuguesa, e que gravou o tão louvado disco Terra Seca – em que o jazz é o terreno mais próximo, mantendo-se quase sempre a liberdade que lhe é característica, mas parece insuficiente para definir uma música que por momentos faz desta formação um agrupamento de música de câmara que navega entre o estilo clássico e o contemporâneo.

Um concerto que suscita as melhores expectativas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This