rdb_deeppurple_header

Deep Purple ao vivo no Coliseu

O Hard Rock ainda é o que era...

Desde que me lembro de respirar que os Deep Purple fazem parte de uma espécie de banda sonora da minha vida. Enquanto os meus amigos ouviam os novos hits dos Onda Choque eu ouvia coisas como «Child in Time», «Smoke on the Water» ou «Space Truckin» e os berros do Ian Gillan ou mesmo do Rod Evans tornaram-se uma sonoridade amigável e isso devo-o totalmente ao meu Pai, pois eram a sua banda preferida.

Os Deep Purple são uma das melhores bandas dos anos 60/70, mas nem por isso das mais conhecidas. Donos de canções que marcaram gerações, com sonoridades únicas e concertos históricos onde os improvisos aconteciam de forma natural e regular, tornaram-se únicos e especiais.


Deep Purple – «Space Truckin» – 1973 (Live in USA)

Passados mais de 20 anos, rumo em direcção ao Coliseu com o meu Pai sem saber que expectativas ter; não tenho noção da quantidade de fãs de Deep Purple em Portugal e para mim devem ter todos cerca de 60 anos. Espírito aberto era o que se pedia.

A surpresa não poderia ter sido melhor. Chegados ao Coliseu, a sala estava lotada, o ambiente estava quente e a ansiedade era muita. Esclarecido em relação à questão dos fãs, a minha dúvida prendia-se com as condições em que os Deep Purple se iriam apresentar.


Deep Purple – «Child in Time» – 1970 (Live at BBC)

Mal os primeiros berros esganiçados e míticos encheram o Coliseu, fiquei espantado com a voz que passados tantos anos ainda ali estava para durar; sem playbacks nem ajudas de coros, sem efeitos especiais.

Pela primeira vez fechei os olhos e desejei que o tempo andasse para trás.

Embora não seja a minha música favorita, o ponto alto da noite foi naturalmente o tema «Smoke on the Water», embora tenham existido outras músicas que merecem ser referidas como «Space Truckin» ou mesmo «Highway Star».

Não faltou mesmo nada. Foi um concerto espectacular e memorável, em que os improvisos chegaram a um ponto delirante e o público demonstrou com toda a força que estava com a banda até onde eles quisessem.

Existia bastante material fotográfico do concerto de hoje para ilustrar o artigo, mas devido a esta experiência única, especial e memorável, eles deveriam ser para sempre relembrados como 5 jovens rebeldes.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This