Duelo Gastronómico: Portugal VS Itália
Sete meses depois do último confronto, o restaurante Bastardo volta a montar o ringue durante duas noites para a quarta edição dos duelos gastronómicos
O Internacional Design Hotel foi ringue de mais um duelo gastronómico, depois do Japão, França, e mais tarde o México, desta vez o confronto foi frente a Itália. A Chef Chiara Ferro (Osteria) calçou as luvas e desafiou o Chef Luís Rodrigues, por parte do Bastardo. A expectativa estava elevada ora não fosse este repto de 4 Rounds, 8 pratos e muitos sabores.
O espaço é inspirador e foi com a luz do lusco-fusco a incidir pela janela, e com a vista elitista sobre a praça do Rossio longe da azáfama dos que por lá passam, que começámos o nosso jantar.
Para iniciar da melhor forma optou-se pelo cocktail Orangenita, a fusão entre orangea, lima e hortelã̃, rico em sabor, fresco e suave, tudo o que seria necessário para dar abertura a este combate.
No primeiro assalto, a representar Portugal, entrou uma Sopa Fria de Cereja, amêndoa e queijo da ilha, jogo baixo, já́ que, a combinação de sabores seria difícil de superar. Por isso quando chega o segundo prato tradicional de Veneza, ficamos a perceber exactamente o que significa um empate. Bacará Mentecato com polenta frita, é um prato simples mas cheio de sabor onde o bacalhau se encontra com o azeite, salsa e natas e namora com a polenta frita, para nos proporcionar um dos melhores momentos da noite.
O bongo toca e estamos na segunda ofensiva, onde o Chef Luís Rodrigues nos apresenta Escabeche de Lampreia, noz-moscada e agrião a culminar num molho agridoce. Para mim temos vencedor.
Segue-se Itália com Risoto de Mirtilo e dá-se lugar à acidez do fruto-do-bosque com o intenso do parmesão e percebe-se então o que é sentir-se completamente K.O.
Chega-nos o leitão confitado acompanhado de puré́ de aipo, pimentão e maçã verde mas os árbitros não fecham os olhos à falta cometida pela pele mole do leitão. A acompanhar com puré de aipo e cogumelos fez deste prato mais um nomeado ao pódio.
Directamente dos pescadores italianos, segue-se Polpette di tonno, que se revelaram umas almôndegas fritas de atum e batata aromatizadas com limão.
O quarto round é o mais doce de todos, inspirado num cocktail da casa chega-nos a sobremesa do Chef Luís Rodrigues. Uma combinação fantástica entre crumble de chocolate salgado, laranja e gelado de whisky.
Para fechar este desafio, atordoaram-nos com um pudim tradicional de Itália – Bonet – que é uma explosão de sabores entre cacau negro, amaretto, amêndoa e rum. Para quem à terceira não foi de vez, neste round não houve espaço para dúvidas: ficámos rendidos.
Esta foi a 4º edição do duelo gastronómico, e mais uma vez, a decisão do júri foi unânime, não existem vencidos, ambos recebem medalha de ouro e estão de parabéns pelo desempenho do seu trabalho e requinte dos seus pratos.
O Internacional Design Hotel já está em preparativos para o próximo duelo, pelo que, ficaremos a aguardar notícias em breve.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados