rdb_obidos_header

Escola de Dança e Artes de Óbidos

Um passo em frente na Criatividade e na Educação.

Decorreu no dia 6 de Novembro a inauguração da Escola de Dança e Artes de Óbidos. O evento contou com a presença dos coordenadores, orientadores, directores artísticos, bem como todos os demais elementos envolvidos neste interessante projecto. Para a apresentação ao público presente foram delineados e ensaiados alguns espectáculos a título de exemplo dentro das diversas áreas da Dança. Foram também referenciadas as outras áreas artísticas tais como Teatro, Artes Plásticas, Literatura e Música que a Escola se propõe leccionar e que abrange todas as faixas etárias, incidindo, no entanto, de forma mais técnica e específica, nas áreas da Dança Clássica e Contemporânea desde os primeiros anos de vida. Estará presente também a Dança Criativa, Barra no Chão, passando também pelo Hip Hop, Breakdance, Yoga e, culminando no encanto e graciosidade da Dança Histórica.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Óbidos num tom mais informal mas de total apoio e incentivo a esta iniciativa que, na verdade, merece um especial destaque e quase “menção honrosa” se salientarmos o facto de o projecto trazer uma nova “forma de vida” à antiga Escola Primária do concelho e que, apesar do edifício manter grande parte das condições estruturais, foram enveredados esforços camarários e comunitários conjuntos de forma a que tudo funcione na perfeição e com desenvolvimento positivo. É louvável existirem projectos desta natureza e re-inventar novas formas de positivismo comunitário e educacional dentro da actual conjectura política e económica do nosso país.

Esta ideia inicial surgiu no âmbito de um simples workshop de dança, levado a cabo em Junho de 2010 por um grupo de amigos ligados à Escola de Dança do Conservatório Nacional e que se deixaram conduzir até Óbidos pela mão de uma enérgica sonhadora – Maria Pato. A partir daí não mais pararam e, além da principal coordenadora da Escola – Prof. Luísa Vendrell (coordenadora dos cursos livres da EDCN), contam ainda com os professores residentes Sofia Inácio, Rita Capinha, Cibele Reis, Hugo Silva e o mestre Vicente Trindade. Pedro Carneiro (Dir. da EDCN) tem sido uma ajuda preciosa, bem como Daniel Cardoso (Dir. Artístico da Quórum Ballet, coreógrafo e bailarino), um dos professores convidados e elemento activo no apoio ao projecto. Estiveram também presentes na cerimónia mais alguns amigos desta nova Escola de Artes que se empenharam em dar uma especial beleza auditiva à dança com as maravilhas que tão bem sabem “descrever” através das teclas de um piano – o conceituado Maestro Nuno Feist e o pianista Sérgio Cruz (CNB e EDCN). Será também importante salientar o enorme apoio facultado pela Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, demonstrando assim a salutar importância da entre-ajuda em iniciativas deste género.

Importante será também referir que toda a Escola possui um ambiente exterior muito agradável, natural e acolhedor, envolvido num local Histórico e mundialmente conhecido, junto às muralhas do Castelo de Óbidos e que orgulhosamente ostenta o seu bom estado de conservação. Embora nem sempre nos apercebamos, mas esse facto também será um dos pontos de carácter positivo nas gerações mais jovens no intuito de lhes despertar o espontâneo interesse pela nossa valiosa e heróica História de Portugal, de forma a naturalmente fomentar a interiorização pessoal de que tudo é autorizado a ser sonhado e que com empenho e dedicação quase tudo é possível de ser realizado.

Desde os primórdios da humanidade, em qualquer cultura, época, idade ou forma… “dançar” com a alma faz a vida sorrir.

Informações e Contactos: Rua dos Arrifes, Nº. 5, Óbidos / tlm. 917 143 116



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This