Agneta Öhrström

Até fins de Janeiro, Óbidos recebe a exposição colectiva das duas artistas.

Até dia 30 de Janeiro será possível visualizar a exposição colectiva de Agneta Öhrström e Gloria Elena, na Casa do Pelourinho, em Óbidos.

Para a realização das suas obras, Agneta Öhrström parte das suas próprias experiências e sentimentos, mas não caindo na criação de uma obra autobiográfica. “Nesta exposição, Agneta serve-se de vários materiais: óleo, tinta-da-china, pastel seco e suportes telas, papel, cerâmica, azulejo; para representar seres únicos, estranhos, mulheres pássaros, quimeras voando ou ainda não, à beira do precipício…”

Por sua vez, a obra de Gloria Elena consiste num exercício onde “a depuração formal de todos os motivos naturais e espirituais de inspiração mexicana é uma constante. Com uma rica paleta de cores e a minúcia do detalhe atribui alma e peso narrativo aos seus quadros como se de contos de fadas ou mitos se tratassem.”

Agneta Öhrström nasceu na Suécia onde viveu e estudou até aos 20 anos. Viveu em Paris, Barcelona, Santiago do Chile e Basileia antes de vir para o Porto, em 1964, onde trabalhou como designer e mais tarde como fotógrafa. Entre 1985 e 1987 viveu na Guiné-Bissau onde trabalhou como assistente cultural da Organização Sueca para o Desenvolvimento. Em 1988 retomou os estudos de Pintura frequentando o AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa até 1992. Está representada em Museus, Colecções Particulares e Públicas na Suécia, Portugal, Espanha e Suíça.

Gloria Elena nasceu no México em 1944. Com uma formação de base em Química, Farmácia e Biologia na Universidade Nacional Autónoma do México, trabalhou durante 10 anos na Indústria Farmacêutica. Vive e trabalha em Lisboa desde 1980. Formação em Pintura no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual. Professora no AR.CO de 1984 a 1993. Participa em exposições colectivas no México e no Brasil desde 1968 e em Portugal desde 1983. Está representada em Museus e Colecções Particulares na Suécia, Suíça, Espanha e Portugal.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This