HOMENAGEM A MARGUERITE DURAS NO ESPAÇO NIMAS NO DIA 21 DE ABRIL

A MEDEIA FILMES e o ESPAÇO NIMAS vão celebrar o centenário do nascimento da escritora e cineasta MARGUERITE DURAS com uma sessão especial marcada para dia 21 de Abril às 19h30. A sessão inclui os documentários “Écrire” e “La Mort du Jeune Aviateur Anglais”, realizados por BENOÎT JACQUOT, e a curta-metragem “En Rachachânt”, realizada por DANIELLE HUILLET e JEAN-MARIE STRAUB a partir de um texto de DURAS.  O professor e realizador JOÃO MÁRIO GRILO e a escritora MARIA MANUEL VIANA vão protagonizar, após a sessão, uma conversa acerca da obra e influência de MARGUERITE DURAS.

BENOÎT JACQUOT, que foi assistente de realização de DURAS em “India Song” e “Nathalie Granger”, realizou em 1993 os dois documentários na própria casa da escritora. No primeiro, “Écrire”, MARGUERITE DURAS discorre sobre o seu processo de criação escrita. Já em “La Mort du Jeune Aviateur Anglais” a escritora parte de um fait-divers para um verdadeiro exercício de escrita espontânea e em directo para a câmara de JACQUOT.

Em 1982, DANIELLE HUILLET e JEAN-MARIE STRAUB adaptaram para cinema o conto deMARGUERITE DURAS “Ah Ernesto!”. O resultado foi a curta-metragem “En Rachachânt”, uma comédia provocadora sobre um rapaz que se rebela contra os professores.

A programação das tardes de segunda-feira no ESPAÇO NIMAS vai contar nas próximas semanas com a exibição do documentário TORRE BELA (28 de Abril) e ainda com uma homenagem a RUY DUARTE DE CARVALHO (12 de Maio)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This