rdb_illustrative2009_header

Illustrative 2009

A RDB no mais conceituado Festival de Ilustração do Mundo.

A 15 de Outubro, o festival de ilustração mais conceituado do mundo abriu as suas portas em Villa Elisabeth, Mitte, Berlim. Os convidados da festa de abertura tiveram a honra apreciar em primeira mão o que de mais inovador e surpreendente se fez em artes gráficas e ilustração durante este ano, nos mais distintos materiais, formas e estilos.

O jardim de inspiração romana da Invalidenstr, em plena capital alemã, que contém a Villa Elisabeth e a igreja com o mesmo nome, imprimiu um ambiente clássico ao carácter urbano da celebração, que apresentou Kinky White Hrse num special life act, acompanhado pelos vídeos de Philipp Geist, aka VIDEOGEIST.

“Como ser um ilustrador?” foi o título escolhido para a conferência do dia seguinte. Editores, ilustradores e teóricos juntaram-se para analisar os prós e os contras da profissão. Durante a manhã, os visitantes ficaram elucidados sobre estratégias e técnicas que garantem disparar o sucesso ilustrativo. À tarde, diferentes personalidades do mundo da ilustração apresentaram os seus projectos actuais e revelaram segredos profissionais. Julius Wiedemann, Alex Goh (Designtaxi), Raban Ruddigkeit e Fernanda Cohen foram alguns dos profissionais que esclareceram os visitantes, quer fossem ilustradores ou apenas amantes da disciplina.

No evento, agências de ilustração de todo o mundo apresentaram os seus portfólios e juntaram ilustradores, agências e media. Ao mesmo tempo, representantes de agências de publicidade, editoras de renome, art directors, editores e outros representantes dos media tiveram a oportunidade de observar os novos talentos. Decisões sobre que ilustrações, cartoons e imagens serão vistas em jornais, revistas, livros ou posters foram tomadas. Os representantes da publicidade e media tiveram, assim, a oportunidade de conhecer os artistas para além das suas obras. Após o “Illustrative Portfolio Reviews”, uma festa aprofundou as relações entre música e cocktails.

A “Don’t Panic Berlin” disponibilizou workshops no dia 17, onde os visitantes tiveram a oportunidade de se juntar à equipa de design, produzir e de entrar numa competição para o poster publicitário da revista. A imagem vencedora irá estar exposta ao público durante um mês, nos pontos mais importantes da cidade.

Dave the Chimp e Mymo foram os artistas que criaram os posters e o pack publicitário para a “Don’t Panic Berlin” durante este ano. Dave the Chimp é um graffiter britânico que vive em Berlim, e um dos primeiros a inaugurar as walls da capital com os seus pincéis e tinta acrílica. Dave também é conhecido pelas suas ilustrações, music videos e desenhos para skates, para a marca Hessenmob. Mymo é uma artista berlinense que ganhou reconhecimento internacional recentemente, como uma das mais brilhantes mulheres na street art, e que embeleza as ruas um pouco por todo o mundo.

O “Swatch Young Illustrators Award” foi a competição que premiou a criatividade e inovação nas áreas da ilustração e design gráfico. O prémio encorajou e apoiou designers na sua prática artística e ofereceu uma plataforma de reconhecimento internacional.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This