João Vaz de Carvalho

Trabalho exposto na Bedeteca de Lisboa a partir de 16 de Março.

A partir de 16 de Março vai ter início na Bedeteca de Lisboa uma exposição de pintura apresentada pelo artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho. A exposição desenrola-se até 13 de Abril e estará disponível no seguinte horário: 2ª a 6ª feiras (excepto a primeira 3ª feira do mês), das 10h às 19h, sábados (11/3, 25/3 e 8/4) das 11h às 18h.

Nascido no Fundão em 1958, o contacto e vivências com a ruralidade envolvente viriam a marcar profundamente o seu trabalho e a sua linguagem pictórica. Instala-se em Coimbra nos anos 80, onde irá trabalhar entre 1981 e 1984 o desenho, a pintura e a cerâmica na oficina de Vasco Berardo. É a partir de 1987 que começa a expor o seu trabalho, passou por inúmeras galerias, entre as quais, Altamira, Edicarte, Miron-Trema, Novo Século, etc. Com algumas das quais participou em vários projectos e feiras de arte.

Com vários trabalhos publicados em livros e na impressa nacional, por exemplo no “Diário de Notícias”, João Vaz de Carvalho é também uma presença constante na Bienal Ilustração Portuguesa, sendo o vencedor do 1º prémio Ilustrare 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a infância. Para além destes, tem participado também em outras exposições de referências na área da ilustração, como o Prémio Stuart de desenho de Impressa e o World Press Cartoon.

As imagens que se vão encontrar expostas podem ser vistas como pintura e/ou como ilustrações, devido à sua carga narrativa. Está aliás na base deste projecto a sua constatação da variedade de leituras que este trabalho suscita nos observadores. As suas telas abrem-se como portais, e somos transpostos para um novo mundo onde há algures uma história a descobrir. De tal forma que não é de estranhar que o próprio autor muitas vezes tenha dificuldades em identificar alguns dos seus quadros, com base nas explicações dos outros.

Por fim, um aspecto pouco comum mas muito interessante deste projecto, será a revelação do percurso percorrido pelo autor, desde o “nascimento da ideia” até ao “produto final”, o que será feito através da inclusão dos estudos realizados para cada tela, tendo por objectivo o olhar sobre os bastidores do trabalho criativo, a fim de ser aproveitado no desenvolvimento de ateliers para o público mais jovem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This